Busca rápidaX


MANCHETES

Educação alimentar e nutricional de Coronel Barros está entre as cinco melhores do país

12 de dezembro de 2019

O projeto da Secretaria de Educação de Coronel Barros, que tem como tema “Comida de verdade: do campo à mesa”, está entre os cinco melhores do País e fará parte de um livro do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que será publicado em março do próximo ano.

Ao longo de 2019, a Secretaria de Educação, junto dos professores, realizou com o 4º ano da Escola Miguel Burnier o projeto “Comida de verdade: do campo à mesa”, dentro da Jornada de Educação Alimentar e Nutricional da escola, como também seguindo a proposta nacional do FNDE que era “Comida de verdade + Movimento = Saúde”.

Durante o projeto, a equipe seguiu a Guia Alimentar para a População Brasileira e buscou aproximar os alunos da produção de alimentos que compõe o cardápio escolar e a vida cotidiana. Também foi discutida a teoria e a prática do processamento dos alimentos, a fim de identificar e escolher as opções in natura e pouco processadas, que são mais saudáveis.

Um exemplo das experiências realizadas ao longo do projeto foi a visita dos alunos, em parceria com a Emater/RS-Ascar, à Agroindústria Queijaria Jahn. No local, os estudantes aprenderam o processo de fabricação de diferentes queijos coloniais, desde os cuidados com as vacas leiteiras até a entrega ao consumidor.

O resultado do projeto foi apresentado no IX Encontro Municipal da Alimentação, onde os alunos falaram sobre suas experiências e orientaram a população a escolher os melhores alimentos. No encerramento da proposta, os alunos da pré-escola ao 4º ano participaram do “Dia do Movimento”, quando realizaram atividades físicas, piquenique, apresentações de teatro, músicas e poesias relacionadas à vida saudável.

O Projeto foi escolhido entre os cinco melhores do País através dos relatórios que eram enviados ao FNDE ao longo da jornada. Segundo o Secretário de Educação, Cultura, Turismo, Desporto e Lazer, a premiação nacional é fruto de um trabalho de excelência no município.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e prefeitura