Segurança

  • Segurança
    19/03/2017 10:03:56 Postado por Fabiano Bernardes

    Anunciar barreiras policiais é crime previsto em lei


Criar grupo no WhatsApp é uma febre entre os usuários de smartphones. O aplicativo permite que os usuários troquem vídeos, imagens, informações e joguem conversa fora. As pessoas criam grupos entre amigos, familiares e até desconhecidos. Mas há aqueles que utilizam o aplicativo para compartilhar informações de barreiras policias ou de trânsito.

Mas, o que muita gente não sabe, é que alertar sobre pontos de fiscalização é crime previsto no Código Penal, com pena de 01 a 05 anos de reclusão.

Quando se avisa de uma blitz, se presta um desserviço à população. E utilizar as redes sociais para esse fim é crime previsto em lei. Quem avisar sobre blitz pode ser enquadrado por atentado contra a segurança ou ao funcionamento de serviços de utilidade pública.
 
Na madrugada de 18/03 uma adolescente foi flagrada tirando fotos e filmando barreiras policiais, durante a abordagem policial a adolescente confirmou que havia repassado para 03 (três) grupos alertando sobre a ação policial. A jovem autorizou os policiais olhar suas mensagens.

A seção de inteligência da Brigada Militar constantemente monitora as redes sociais, a fim de minimizar os efeitos negativos nas ações policiais.

A adolescente foi encaminhada para a Delegacia de Polícia,  responderá pelo ato infracional haja vista sua pouca idade, apenas 15 anos de idade. Outro fato que chama a atenção policial é que o fato aconteceu próximo às 3h da madrugada. 

Fonte: BM Ijuí