Geral

  • Geral
    17/12/2017 15:12:08 Postado por Mateus Heck

    Vendaval atinge Ijuí e região com prejuízos




Como já havia sido alertado e noticiado pela RPI, um forte vendaval atingiu toda a região por volta das 12hs45 deste domingo, 17. A temperatura, em cerca de 1h, despencou de 34ºC para 22ºC. Em Ijuí, a Defesa Civil registrou cerca de 25 casas com destelhamentos, especialmente nos bairros São Paulo, Mundstock, Pindorama, São Paulo e Lambari. Os moradores retiraram lonas no Corpo de Bombeiros para cobertura emergencial. Também foi registrado destelhamento na sede do bairro Lambari. Além disso, no perímetro urbano ijuense houve queda de, pelo menos, cinco árvores, ainda muitos galhos.
 

A coordenadora municipal da Defesa Civil, Sandra Martins, pede que nesta segunda-feira pela manhã as famílias que tiveram destelhamentos nas residências compareçam na própria Coordenadoria para fazer o cadastro a fim de receber telhas destinadas à reforma dos imóveis. No entanto, para essa gratuidade as pessoas precisam se enquadrar em critérios de carência financeira. Ainda amanhã a Coordenadoria de Defesa Civil ijuiense vai ajudar as famílias, se necessário.


Outro problema registrado foi no segmento de energia elétrica, bastante prejudicada em Ijuí por conta do vendaval. O Departamento Municipal de Energia de Ijuí (Demei) registrou quatro alimentadores sem energia. No auge do problema, cerca de 85% dos consumidores da autarquia ficaram sem luz, o que reduziu para aproximadamente 60% por volta das 16hs30.


O diretor-presidente do Demei, Rubem Herter, informou que os maiores prejuízos ocorreram nos bairros Jardim, Modelo e Lambari. No bairro Lambari, parte do telhado de uma empresa foi projetado contra um poste e quebrou a estrutura que tinha um transformador. No bairro Modelo também houve um poste danificado. Também houve muito rompimento de cabos de energia elétrica na cidade de Ijuí. Rubem Herter acredita que até e noite deste domingo cerca de 95% dos consumidores tenham o restabelecimento da luz na área do Demei. Devem ficar apenas alguns problemas pontuais para resolver até amanhã.


A Ceriluz, também por conta do vendaval de hoje, teve cerca de cinco mil consumidores sem luz. Porém, a cooperativa não constatou queima de transformar e queda de apenas um poste, o que agilizou o atendimento. Houve rompimento de cabos e galhos ou árvores na fiação. A falta de luz aconteceu, especialmente, em Ijuí, Augusto Pestana, Coronel Barros e Catuípe. Até a meia-noite deste domingo a cooperativa quer resolver todos os problemas.


Em Santa Rosa, algumas poucas árvores caíram na ERS 344 e BR 472; e em Cruz Alta, ocorreu queda de duas árvores, também pela forma do vento do início da tarde deste domingo. Em Santo Angelo uma árvore caiu na BE 285. Porém, nesses três últimos municípios não houve registro de destelhamento. Já no município de Três de Maio, o forte vento do início da tarde de hoje causou quedas de árvores, ainda fios da rede elétrica caíram e ocorreu alguns poucos destelhamentos. Em Crissiumal foram registrados dois destelhamentos de casas na cidade e três residências no interior.

 


Fonte: Rádio Progresso de Ijuí. Fotos: Rádio Progresso e Grupos de Whatsapp.