História

O Início

 
No dia 06 de fevereiro de 1959, era firmado o primeiro contrato social, envolvendo um grupo de empreendedores Ijuienses, que idealizavam na época, instalar uma nova emissora de rádio na região. Os fundadores foram Eliud Martins Buhrer, Décio Barriquelo, Nelson Luchese, Antonio Bresolin, Manoel Duarte de Prado, Ary Boger, Adalardo José Martins Mendes, Mario Henrique Seffrin da Silva e Beno Orlando Burmann. 
 
Durante aqueles anos, várias outras personalidades se engajaram no projeto e finalmente, a Rádio Progresso de Ijuí, iniciava sua grande jornada a 19 de outubro de 1959, propondo à região um rádio modernizado, mais dinâmico, negando-se a enveredar pelo caminho estreito das homenagens sonoras e dos pedidos de colaboração para manter a emissora.
 
Isso significa que desde cedo a PROGRESSO soube imprimir um ritmo profissional ao que fazia. A propaganda foi tratada como negócio e, a programação, como a vida da nova emissora.
 
 
 
A Tecnologia
 
Inicialmente a Rádio Progresso começou a transmitir sua programação com 1.000 watts de potência, passando em 1977 a operar com 5.000 watts, cobrindo cerca de 70 municípios gaúchos, alcançando também algumas regiões de Santa Catarina e Paraná.
 
A partir de então, marcou sua atuação sempre vinculada à vanguarda tecnológica de rádios. O parque de transmissores e a emissora possuem gerador próprio de energia, assegurando a ininterrupção da programação, gerando confiabilidade ao anunciante.
 
A qualidade do áudio, sempre foi uma obsessão da emissora. Sendo assim, tornou-se referência para diversas outras emissoras. Os investimentos em transmissores, processadores, encoders de transmissão externa, explicam a qualidade da emissora. 
 
 
 
A Programação
 
Com o propósito de definir um caminho próprio a PROGRESSO dedicou especial atenção no binômio esporte+jornalismo. Na época de sua fundação, foram contratados profissionais competentes para esse setor. Mais de 10 pessoas atuam no Departamento de Rádio Jornalismo. A sólida estrutura da Emissora de Integração regional permite agilidade para bem informar, inclusive dar cobertura aos principais eventos políticos, esportivos, sociais e artístico-culturais do Estado. 
 
A PROGRESSO não se limita, no entanto, a apenas informar, ela mantém funcionários dedicados à pesquisa, estimula o debate através de mesas redondas e entrevistas, conseguindo, com isso, registrar e interferir na história de nossa terra.
 
As Grandes Coberturas
 
Estar presente, com a sua voz, representando a região. Este é o ideal da Rádio Progresso de Ijuí. 
As grandes coberturas, estaduais, nacionais e internacionais, credenciaram a Progresso como emissora de reconhecimento nacional. Na década de 70, pioneiramente, acompanhou grupo de agricultores ijuienses nos Estados Unidos.
 
 
Esteve presente nas copas da França em 1998, Alemanha 2006. Copa América de Seleções em 1995.
Com São Luiz de Ijuí, Grêmio e Internacional acompanhou inúmeras partidas nacionais e internacionais de Libertadores, Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil. Esteve presente em Tóquio no jogo Grêmio x Ajax, em 1995.
Desde 2010, cobre o campeonato brasileiro de futebol, acompanhando Grêmio e Internacional, de ponta a ponta. 
Na Progresso, “é futebol o ano inteiro, com o sotaque daqui”!
 
 
 
A Inovação
 
Reinventar-se permanentemente. A Rádio Progresso mergulhou de cabeça no mundo virtual. Foi a primeira emissora da região a criar e manter site próprio de notícias, com foco local. Em 1996, lançou o www.radioprogresso.com.br, disponibilizando o áudio da emissora para o mundo inteiro.
 
 
Em 2011, disponibilizou seu áudio para diversos formatos de celulares. A interação e a comunicação com o ouvinte é ainda mais estreita com suas mídias sociais:
 
http://facebook.com/rpiam690
http://twitter.com/radioprogresso
http://twitter.com/EsporteRPI
http://youtube.com/rpiam690
http://instagram.com/radioprogresso
 
No dia 02/04/2013 - Oficialmente entrou no ar o novo site da RPI, modelo compativel com todos os navegadores do mercado, atenta a acessibilidade foi implantado a versão "mobile" do portal, onde as notícias são mais facilmente acessadas além das opções de aúdio via smartphone já antes disponibilizadas.
 
 
Nós, como emissora da integração regional temos o prazer de afirmar “a informação é a nossa marca”! 
Progresso, uma vida de informação.
 
Crédito das fotos:  http://ijuisuahistoriaesuagente.blogspot.com.br/