Busca rápidaX

MANCHETES

15 de Junho: Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

15 de junho de 2019

  O dia 15 de junho marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data foi instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.
O envelhecimento populacional é um fenômeno mundial. Só no Brasil, existem quase 20 milhões de pessoas idosas. Isso representa 11% da população, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), Censo 2010.
As projeções apontaram, na época, que em 40 anos o percentual de pessoas idosas deve triplicar no Brasil, aproximando-se de 29,7% da população. Segundo tais projeções, em 2050 haverá duas vezes mais idosos do que crianças na sociedade brasileira.
  Conforme o censo realizado em 2010, em Ijuí, numa comparação entre jovens e idosos, os jovens representavam 16,4% da população, e os idosos 13,4%. (entende-se por jovens a faixa etária de 0 a 14 anos e por idosos pessoas acima de 65 anos).

  Com a finalidade de apoiar financeiramente os programas, projetos, serviços e as ações das entidades e instituições juridicamente organizadas e inscritas no Conselho Municipal do Idoso (Comui), foi criada em 2014 em Ijuí o FMI- Fundo Municipal do Idoso (lei nº 5916, de 14 de março de 2014).
Gerido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, responsável pelo Plano de Aplicação dos recursos do FMI, sob orientação e controle do Comui.

  Um dos programas mais conhecidos, direcionado ao público idoso em Ijuí, é o Grupo Maturidade Ativa do Sesc, que há 14 anos oferece diversas atividades para pessoas acima de 50 anos. Nos encontros, são desenvolvidas oficinas, atividades físicas e jogos. Atualmente, são 77 Grupos Sesc Maturidade Ativa distribuídos pelo Rio Grande do Sul, envolvendo cerca de 7 mil integrantes.

  Outra importante entidade em Ijuí, que oferece de forma voluntária orientação aos idosos sobre diferentes temas, é a Associação dos Aposentados e Pensionistas, que nesta semana (dia 13) completou 33 anos de atividades no município. Além de Ijuí, a entidade atende outros 20 municípios da região, e conta com mais de três mil associados.
Para celebrar o aniversário, acontece hoje à tarde, a partir das 14h, o primeiro baile regional dos aposentados, no Salão de eventos da Paróquia São Geraldo.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí

Acompanhe nas Redes

by @TwitterDev
error: Conteúdo protegido!