Busca rápidaX


MANCHETES

16 detentos são liberados de prisões de Ijuí para cumprir domiciliar por conta do coronavírus

23 de março de 2020

No último dia 13 de março 16 detentos foram liberados do sistema prisional ijuiense, temporariamente, para cumprir pena em regine domiciliar, tendo em vista a pandemia do coronavírus. Todos fazem parte dos grupo de risco. A determinação é do Juíz da 1ª Vara Criminal da Comarca de Ijuí, Eduardo Giovelli.

Instituto Penal de Ijuí

Somente do Instituto penal de Ijuí, 13 detentos foram encaminhados para regime domiciliar. Eles cumprem pena no aberto/semi aberto, têm mais de 60 nos e alguns ainda possuem agravantes como hipertensão. Outros dois ainda tiveram prorrogação da prisão domiciliar porque realizaram cirurgias. Segundo o chefe de segurança, Almir Maurício Ferreira, a determinação é válida pelo período de 40 dias, podendo ser prorrogada. A data marcada para retorno à casa prisional é 30 de abril.

O chefe de segurança também ressalta que todos os detentos que foram encaminhados para prisão domiciliar já usufruíam de saídas temporárias (três dias por mês), ou ainda trabalhavam durante o dia e retornavam ao IPI para dormir. “De uma maneira ou outra, estes detentos já tinham contato com a sociedade”, destaca.

Penitenciária Modulada de Ijuí

Já na Penitenciária Modulada de Ijuí (regime fechado) três detentos foram liberados para cumprir pena domiciliar, sendo uma mulher gestante, que ficará em casa por 40 dias; um homem que fez cirurgia e outro que cumpria pena por não pagar pensão. Os dois últimos estão em prisão domiciliar por tempo indeterminado. 

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí. Imagem ilustrativa.