Busca rápidaX


Área de hortigranjeiros de Ijuí sofre grandes prejuízos com temporal

16 de setembro de 2020

Poder público e entidades agrícolas realizam levantamento para identificar, com maior clareza, os prejuízos causados pelo temporal de vento e granizo, hoje pela manhã, nas regiões de Ijuí e Santo Ângelo.

O extensionista do escritório local da Emater de Ijuí, Edewin Bernich, ressalta que na canola, o granizo e vento, nesse período, quebram os galhos. Trigo e aveia também sofrem rompimento das plantas ou acamamento. Ainda houve estrago no milho.

O vice-prefeito de Ijuí e secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Valdir Zardin, informou que a região do distrito de Alto da União foi bastante atingida, além das comunidades de Arroio das Antas, Rincão dos Fabrin e Linha Base Sul.

Segundo ele, o granizo ocorreu em algumas faixas, mas o vento atingiu plantações em geral. Valdir Zardin destacou que a região Sul de Ijuí produz em torno de 90% dos hortigranjeiros do município e foi justamente bastante atingida.

Diante disso, as folhosas, como alface e repolho, tiveram muitos estragos. Inclusive estufas foram danificadas. Há também relatos de destelhamentos ou prejuízos em galpões, por exemplo, na localidade de Arroio das Antas.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí