Busca rápidaX

UPA 24 horas é inaugurada e atendimentos iniciam neste sábado

19 de julho de 2019

Após alguns anos de espera, foi inaugurada na tarde desta sexta-feira (19) a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas de Ijuí. Com a finalidade de atender casos de média complexidade e pacientes em situação de urgência e emergência, a UPA realiza um papel intermediário entre o serviço hospitalar e as Unidades Básicas de Saúde.

A UPA 24 horas está localizada na Avenida Getúlio Vargas, próxima ao Ginásio Municipal e, segundo o Secretário de Saúde de Ijuí, Josias Pinheiro, os atendimentos iniciam às 7h deste sábado (19), mas às 5h da madrugada uma equipe de profissionais já estará preparada para receber os pacientes.

“Hoje é um dia muito feliz onde o nosso sentimento é de dever cumprido de um compromisso que fizemos lá no início da campanha com nossa comunidade”, ressaltou o secretário em entrevista à RPI.

Emocionado, o Prefeito Ijuiense, Valdir Heck, ressaltou que a satisfação em participar do momento. ” É um misto de alegria e emoção, pois iniciamos em 2017 a pensar em um projeto 24 horas e hoje ele está sendo realizado. Estamos fazendo a nossa parte, em homenagem a vida das pessoas”. O chefe do executivo também pediu a compreensão da população. “Eu peço que a comunidade nos ajude, pois este é um projeto novo e podem ocorrer falhas”.

O Coordenador da UPA 24 horas, Edgar Moi, enfatizou algumas diferenças dos serviços que serão prestados contra o das Unidades Básicas. De acordo com ele, os atendimentos ocorrem a partir de uma triagem em que se avalia o risco de vida do paciente.

Cor Vermelha: pacientes em situações graves e que necessita atendimento imediato. Ex: parada cardiorrespiratória

Cor amarela: pacientes em situações graves, que necessitam de atendimento mas que podem esperar até 30 minutos pois não apresentam risco de morte neste período. Ex: AVC, ameaça de infarto.

Cor verde: pacientes com dores, febre e demais sintomas, que precisam de atendimento mas não correm risco de morte, podendo esperar até 4 horas.

Cor azul e branca: pacientes que não correm risco de morte e serão orientados a procurar uma Unidade Básica de Saúde.

A UPA 24 horas terá uma estrutura moderna e qualificada, que facilita o atendimento dos pacientes. Haverá uma equipe de dois médicos 24 horas, assim como enfermeiros, técnicos, farmácia interna, recepção e higienização.

Outro ponto que os profissionais ressaltam é a respeito da farmácia. A UPA 24 trabalhará somente farmácia interna, sendo que a farmácia geral permanece na Unidade Básica “susão”, na rua 19 de outubro.

Veja abaixo as principais diferenças entre a UPA e o Pronto Atendimento (PA):

  • O tempo que o paciente permanece em observação no PA é de até 8h. Na UPA será de até 24H.
  • No PA, exames de Raio X são realizados das 7h às 19h. Já na UPA os exames são feitos das 7h às 23h. Após às 23h, as situações de extrema urgência serão encaminhadas ao Hospital de Caridade de Ijuí (HCI).
  • Outro diferencial da UPA será a Sala Amarela – sala de observação com dois leitos, de gravidade intermediária, onde o paciente permanece em estabilização até ser transferido ao HCI ou para os leitos de observação da própria UPA. 

 

 

 

 

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí

Acompanhe nas Redes

by @TwitterDev
error: Conteúdo protegido !!!