Busca rápidaX

Hospital Unimed Noroeste/RS investe em moderno equipamento para higienização

14 de julho de 2020

O Hospital Unimed Noroeste/RS investe em novo conceito de limpeza. Trata-se de moderna metodologia para o serviço de higienização, com a utilização do Magic System Dosely 840, equipamento que disponibiliza acessórios adequados para garantir limpeza eficiente, facilitando o trabalho do operador, que realiza a atividade com segurança e ergonomia.

O modelo já é utilizado em grandes centros do Brasil e na Europa, sendo novidade no interior do Estado. A instituição é a primeira do Rio Grande do Sul a utilizar o sistema completo. Os Hospitais de Clínicas e Moinhos de Vento (Porto Alegre) possuem alguns itens do conjunto.

Neste momento desafiador para os serviços de saúde, tendo em vista a pandemia do novo Coronavírus, ter equipamentos e produtos que garantam higiene adequada e que contribuam ainda mais com a segurança dos profissionais que atuam na área de limpeza é essencial.

“A higienização é uma das barreiras para evitar que germes se proliferem, prevenindo infecções em ambientes hospitalares. Além disso, proporciona sensação de bem-estar e conforto a todos que circulam pelo espaço”, destaca a coordenadora do Serviço de Hotelaria do Hospital, Rosane Kinalski.

“Esta Unimed sempre esteve aberta a inovações”, descreve Paulo Roberto Huth, gerente comercial da HD Distribuidora, empresa fornecedora do equipamento. Complementa que a instituição que se propõe a usar este sistema mostra-se “extremamente preocupada com seus colaboradores, no sentido de ter equipamento com ergonometria adequada, facilitando o trabalho do dia a dia”. Huth aponta ainda o ganho na produtividade. “Com funcionários capacitados e com este equipamento consegue-se promover uma higienização muito mais rápida no ambiente, agilizando a liberação de leito para o próximo paciente”. É uma tecnologia de ponta que garante também a segurança de cooperados e pacientes.

O Magic System Dosely se diferencia por maior eficácia na desinfecção, além de baixo risco de contaminação cruzada pela utilização de dosagem de produto químico e refil de microfibra individualizados para cada ambiente.

Diego Matias Guedes de Paulo, coordenador nacional de vendas da TTS, empresa italiana que desenvolveu o sistema, reforça ser uma tecnologia inovadora no País que “aumenta a qualidade da limpeza”. O profissional ministrou treinamento à equipe do Hospital Unimed Noroeste/RS no início de março deste ano.

“Ao longo da história do Hospital, nossa preocupação sempre foi com a segurança dos processos, qualidade da higiene e da ambiência. A partir disso, sempre buscamos as melhores tecnologias e o que mais pode facilitar as atividades dos profissionais que garantem a limpeza de nossa instituição”, enfatiza o gerente Assistencial e de Apoio do Hospital Unimed, Günter Melchiors. “Estamos permanentemente desafiados a proporcionar a maior segurança possível ao público interno e externo”, conclui.

Diferenciais ergonômicos – O Magic System Dosely assemelha-se a um “carrinho de higienização”. Por ser multifuncional, é possível carregar nele todo o material necessário para a limpeza dos leitos. O conceito “Dosely” permite dosar a solução química utilizada conforme o tamanho da área e grau de sujidade, possibilitando umedecer o refil de microfibra no momento de executar a higienização.

Além de ser dosador, possui equipamentos associados, como lamello e rodo, com designs ergonômicos mais adequados, cujos cabos ajustam-se conforme a altura do funcionário e da limpeza a ser feita.

É composto por métodos que permitem alcançar superfícies de difícil acesso (dobra ou modela de acordo com a necessidade), evitando inclusive a utilização de escada. Por seu sistema diferenciado, também elimina a utilização de panos de algodão, evitando a necessidade de torção. Estes, foram substituídos por materiais em microfibra, que retêm mais sujidade e são recomendados para área hospitalar.

No Brasil o equipamento está disponível há cerca de dois anos. No Hospital Unimed Noroeste/RS ele passa a ser utilizado de forma gradativa nas diferentes áreas da instituição, sendo que dois já foram adquiridos pela instituição.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e Unimed Noroeste