Busca rápidaX

Ijuí registra aproximadamente 20 novos casos de Aids por ano

27 de novembro de 2020

Mais uma vez Ijuí fará parte do movimento mundial, cujo objetivo é chamar a atenção das pessoas para a importância da prevenção e combate a Aids. Durante a Campanha conhecida com Dezembro Vermelho, a equipe do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) de Ijuí vai desenvolver atividades informativas e de prevenção alusivas ao tema.

Segundo a coordenadora do SAE, enfermeira Ana Missio de Oliveira, anualmente são registrados cerca de 40 novos casos positivos de HIV entre os 20 municípios de abrangência da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde. Somente em Ijuí são aproximadamente 20 pessoas que são infectadas pelo HIV anualmente. Porém, neste ano, segundo a coordenadora, esse número está ainda mais elevado, na medida em que no início de 2020 foram registrados diversos novos casos, porém, o levantamento exato será divulgado somente no próximo mês.

A faixa etária entre os infectados pelo vírus HIV, segundo Ana Missio, varia entre 20 e 35 anos, e a maioria dos casos são em pacientes do sexo masculino. “Antigamente nossos pacientes eram divididos entre homens e mulheres, hoje podemos afirmar que são três homens para cada uma mulher” afirma.

A coordenadora do SAE explica que após receber diagnóstico positivo para a doença, o tratamento começa em, no máximo dez dias. Quanto mais precoce o diagnóstico mais êxito no tratamento, já que as medicações impedem que o paciente tenha um aumento da carga viral: “o paciente que tomar corretamente a medicação vai ter uma vida normal. Aquele que se recusa ao tratamento vai ter a imunidade baixa e provavelmente apresentar outras doenças como tuberculose e pneumonia por exemplo, o que pode levar ao óbito” afirma.
De forma geral, o paciente com HIV positivo vai precisar ir até o SAE somente duas vezes ao ano para exames e consultas médicas. Toda medicação necessária é fornecida pelo SAE, ou seja, o paciente não tem custos no tratamento.

Além do teste de HIV, o Serviço de Atendimento Especializado realiza testes de hepatites B, C e sífilis.

Em função da campanha Dezembro Vermelho, na próxima terça-feira, dia 01 de dezembro, o SAE vai estender o horário de funcionamento das 17 às 20h, a fim de possibilitar a consulta daquelas pessoas que não conseguem ir até o local em horário comercial. Além disso, o teste rápido de HIV está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde de Ijuí.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!