Busca rápidaX

MANCHETES

Medianeira Transportes pede auxílio do município de Ijuí para equilibrar situação financeira

12 de outubro de 2021

As restrições impostas pela pandemia Covid, aumento do preço dos combustíveis e redução de passageiros, levam a Medianeira Transportes Urbanos a acumular prejuízos nos últimos meses. O gerente da empresa, Marcos Sacol, disse para a RPI que a MTU registra queda de arrecadação de aproximadamente 50 mil reais por mês. Com isso, o montante, até agora, é de cerca de 550 mil reais de prejuízo desde o começo da pandemia, há mais de um ano. Sacol destacou que num dos meses, quando as restrições de circulação de pessoas por conta da Covid eram bastante severas, a Medianeira teve redução de arrecadação entre 130 mil e 140 mil reais.

Somente com o recente aumento de 25 centavos no preço do litro do óleo diesel, a Medianeira Transportes precisa gastar 25 mil reais por mês a mais com o combustível. No momento, todos os 24 ônibus, com exceção dos microônibus, estão em circulação na cidade de Ijuí para transporte da população. Marcos Sacol observou que antes da pandemia, diariamente eram transportados cerca de 11 mil e 500 passageiros. Agora, esse número é de pouco mais de cinco mil pessoas.

Para tentar melhorar a situação financeira, o gerente da Medianeira frisa que já houve solicitação de apoio junto à prefeitura ijuiense. Uma dos pedidos é que o município ajude a MTU, por exemplo, na questão de ISS ou algum outro subsídio. Caso isso não seja possível, então a Medianeira requisita aumento no valor da passagem, atualmente em 3 reais e 50 centavos. Sacol enfatiza que nos municípios da região, a tarifa do transporte urbano varia de 4 e 10 a 4 reais e 30 centavos.

Semana passada, Marcos Sacol teve reunião com vereadores de Ijuí, a fim de pedir apoio para melhoria financeira da empresa. Disse que todos os vereadores se manifestaram favoráveis ao pleito da MTU e devem encaminhar ofício para a prefeitura. A Rádio Progresso conversou com o prefeito, Andrei Cossetin. O chefe do Executivo ijuiense destacou que existe contato com a direção da Medianeira para definir medidas emergenciais de ajuda à empresa. Cossetin acredita que até o final deste mês devem ser divulgadas algumas ações, especialmente para este momento delicado da situação financeira da MTU.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!