Busca rápidaX

MANCHETES

Mesmo com decreto do Estado, Ijuí mantém funcionamento do comércio

1 de abril de 2020

O comércio de Ijuí vai seguir em funcionamento, porém dentro das regras estabelecidas pela prefeitura, em razão do coronavírus, mesmo com o anúncio do governador, Eduardo Leite, ontem à noite, que determina o fechamento das empresas no Rio Grande do Sul.

Na manhã desta quarta-feira, 01, o prefeito, Valdir Heck, disse que Ijuí se antecipou com várias medidas como forma de prevenção à doença. Segundo ele, o comércio voltou a funcionar segunda-feira, mas em forma de plantão, ou seja, os estabelecimentos precisam ficar de portas fechadas e com acesso de uma ou poucas pessoas por vez.

Além disso, precisam cumprir uma série de medidas de higiene, como, disponibilização de álcool gel, também limpeza dos locais de maneira frequente, dentre outras ações. Além disso, as empresas Elementar e LM Química, começaram ontem a desinfecção de locais públicos, inclusive à noite, com aplicação de produto que mata vírus e bactérias.

O prefeito ijuiense frisou, por outro lado, que vários segmentos seguem fechados, como igrejas, academias, casas noturnas, dentre outros. Valdir Heck ainda enfatizou que está em implantação no ginasião de esportes o centro de triagem para atendimento de pessoas com suspeita de coronavírus.

As lojas de conveniência dos postos de combustíveis não podem funcionar na cidade, apenas na beira de rodovias, mas sem que os clientes permaneçam nos locais. Porém, o prefeito Valdir Heck pediu que a população ajude e não circule desnecessariamente nas vias públicas.

Além disso, as pessoas devem evitar aglomerações. Se as normas não forem cumpridas, o Executivo ijuiense poderá rever o decreto e arrochar as normas. Valdir Heck entende que o novo decreto do governo gaúcho, de fechar o comércio, é direcionado, especialmente, para municípios que ainda não adotaram as medidas cabíveis para conter o coronavírus.

Cerca de 20 fiscais atuam para que o comércio ijuiense cumpra as regras de funcionamento. Ontem, por exemplo, um restaurante foi notificado, visto que não havia cobertura na parte do buffet.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!