Busca rápidaX


Motoristas do Transporte escolar particular fazem protesto e pedem auxílio do Executivo e Estado

1 de maio de 2020

Um grupo composto por aproximadamente 30 motoristas do transporte particular de Ijuí se reuniu nesta manhã na Praça da República, com o objetivo de solicitar ajuda do executivo municipal e do governo do estado.
Com as aulas paralisadas, os motoristas estão há mais de 40 dias sem trabalhar e, consequentemente sem receber. Segundo Roger Freitas, um dos organizadores da manifestação, o grupo tentou contato com a prefeitura de Ijuí, mas o executivo nem chegou a receber os motoristas.

Segundo relato dos trabalhadores, muitos motoristas dependem exclusivamente dessa atividade para sobreviver, e por se tratar de transporte particular, são eles que tem que arcar com as despesas de manutenção e documentação como IPVA, por exemplo.
Além disso, muitos deles estão com os veículos financiados, e não tem dinheiro nem pra pagar esse financiamento.

Roger Freitas relata que o Sebrae até liberou uma linha de crédito, porém ela é destinada inicialmente aos empresários e a quem tem conta na Caixa Econômica Federal, situação que muitos motoristas não se enquadram por serem autônomos e microempreendedores.
Essa categoria seria contemplada num segundo plano, porém, segundo o motorista, o valor liberado é limitado e possivelmente não vai contemplar a classe.
Após a manifestação na praça central, os motoristas fizeram uma carreata pelas principais ruas de Ijuí.

Preocupado com essa categoria, o vereador Ênio Dentinho vai protocolar na sessão da Câmara da próxima segunda-feira, requerimento ao prefeito municipal, governo do estado, deputados estaduais e federais, solicitando liberação de recursos e apoio à classe. Segundo o edil, a categoria, responsável por transportar em segurança os estudantes, é uma extensão da família e merece ser valorizada.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí