Busca rápidaX

MANCHETES

Prejuízos com granizo se concentram em Eugênio de Castro, Augusto Pestana e região Celeiro

15 de outubro de 2021

Um temporal de granizo causou muitos estragos no município de Eugênio de Castro, ontem à noite. A moradora, Isabel Cristina Matz, que reside na cidade, disse para a RPI que a residência onde mora teve o telhado praticamente destruído pelas pedras de gelo. No início da manhã de hoje ainda tinha granizo acumulado em alguns locais. Isabel comentou que várias outras casas também sofreram muitos danos.

Danos na cidade de Eugênio de Castro

Os bombeiros de Santo Ângelo distribuíram lonas para cobertura emergencial das casas em Eugênio de Castro. O vice-prefeito de Eugênio de Castro, Roberto Bruinsma, ressaltou que até mesmo telhados de maior espessura foram perfurados pelas pedras de gelo. Comentou que os danos ocorreram com maior intensidade numa faixa da cidade, saída para Santo Ângelo. O Executivo realiza levantamento e vai ajudar as famílias carentes com repasse de telhas.

Moradores atingidos pelo temporal podem comparecer, nesta sexta-feira, na prefeitura de Eugênio de Castro para informar as perdas. Em alguns locais do município, a chuva das últimas horas chegou a 140 milímetros. Já em Entre-Ijuís, houve em torno de 105 milímetros.

Granizo ainda ocorreu em outros pontos da região, por exemplo, em Augusto Pestana, localidades de Bom Princípio e Linha Progresso, limite com Eugênio de Castro. O agricultor, Remi Beck, ressaltou que houve estragos em lavouras de trigo, aveia e milho, além de danos em imóveis, por exemplo, em galpões. Já o produtor rural, Oneide Eidelwein, morador de Bom Princípio, informou grandes estragos pelas pedras de gelo, com perdas de trigo, aveia, feijão, além de danos na casa, visto quebra de telhas, o que molhou móveis e demais pertences.

O secretário de Agricultura de Augusto Pestana, Cláudio Ailto Maciel dos Santos, por sua vez, observou que na mencionada região do município foram em torno de 150 milímetros, o que causou prejuízos em estradas, bueiros, lavouras e imóveis, como já mencionado. Uma equipe da prefeitura realiza levantamento das perdas. Além disso, o Executivo pestanense deslocou patrolas para as comunidades a fim de efetuar melhorias emergenciais em vias rurais.

Em Santo Ângelo, a forte chuva causou transbordamento do rio Itaquarinchim, que cruza por dentro da cidade. Várias casas dos bairros Harmonia e Jardim das Palmeiras tiveram inundação. Também houve granizo, noite passada, em Três Passos. O Corpo de Bombeiros teve que cortar galhos ou árvores que caíram na cidade em razão da forte chuva e ventos. Ainda em Três Passos, o granizo atingiu a localidade de Romana Seca e Barra da Romana, limite com Bom Progresso. Houve estragos em lavouras de fumo, milho e trigo, além da plantação de fruticulturas, como pêssego e figo, numa extensão de aproximadamente dois quilômetros.

Da mesma forma, Crissiumal teve granizo noite passada, com fortes rajadas de vento. Um poste de transmissão de energia elétrica caiu  com o transformador na localidade de Esquina Vidal de Negreiros, o que interrompeu a estrada que liga Crissiumal a Tiradentes do Sul.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Radio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!