Busca rápidaX


Rede municipal de ensino de Ijuí discute na próxima semana possível retomada das aulas presenciais

23 de abril de 2021
Foto: Arquivo Pessoal, Facebook

O secretário de Educação de Ijuí, Cláudio Souza, disse que no início da próxima semana a rede municipal de ensino do município juntamente com os outros dez municípios que integram a Amuplan vão se reunir para discutir sobre o decreto divulgado hoje (23) que autoriza a retomada das aulas presenciais na educação infantil e no primeiro e segundo ano do ensino fundamental nos municípios que adotaram o sistema de cogestão.

Com a publicação do decreto e sua vigência imediata, a retomada das atividades presenciais está autorizada nos municípios que estiverem aplicando, em razão da cogestão, as regras da bandeira vermelha. Segundo o governador, pelas normas até então vigentes do Estado, as aulas já seriam permitidas nestes casos na bandeira preta. No entanto, o pedido de sindicatos pela suspensão na bandeira preta foi atendido pela Justiça. O governo recorreu ao Supremo Tribunal Federal, mas o ministro relator ainda não divulgou uma decisão.

Segundo Cláudio de Souza o momento exige cautela e é necessário pensar nessa retomada de forma organizada, juntamente com as famílias, e afirmou ainda que o Conseme, que é o Conselho dos secretários municipais de educação deve acionar os prefeitos da Amuplan para juntos decidirem sobre a melhor forma de proceder caso a retomada presencial seja efetivada.

Entenda:

Com a publicação do decreto e sua vigência imediata, a retomada das atividades presenciais está autorizada nos municípios que estiverem aplicando, em razão da cogestão, as regras da bandeira vermelha.

Nessas situações, serão permitidas atividades presenciais de ensino e cuidados de crianças apenas nos seguintes casos:
• educação infantil, aos 1º e 2º ano do Ensino Fundamental;
• plantões para atendimento aos alunos de Ensino Médio Técnico Subsequente, de Ensino Superior e de pós-graduação;
• estágio curricular obrigatório, de pesquisas, laboratoriais e de campo, e de outras consideradas essenciais para a conclusão de curso e para a manutenção de seres vivos, conforme normativa própria;
• cursos de ensino profissionalizante, de idiomas, de música, de esportes, dança e artes cênicas, e de arte e cultura (chamados cursos livres).

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí