Busca rápidaX


Serviço de assistência aos pacientes com complicações pós Covid está em funcionamento em Ijuí

30 de abril de 2021

O município de Ijuí através da Secretaria de Saúde organizou o serviço de assistência pós Covid para o tratamento de pacientes que sofrem alguma sequela após o vírus. Segundo o secretário de Saúde de Ijuí, Márcio Strassburger, o trabalho consiste em convênios e parcerias com a Unijuí, clínicas e profissionais que já atuam no município. Segundo o titular da pasta, essa é a melhor forma de ofertar essa assistência em razão da demora, do investimento e da burocracia que a criação de um comitê ou de um serviço específico poderia exigir.
“É um modelo que conseguimos efetivar rápido, mais ágil e responsivo pra não deixar ninguém sem atendimento nesse momento” afirma o secretário. Segundo Strassburger, melhor do que ter um lugar específico é otimizar a rede de atendimento que o município já possui.

Dessa forma, aqueles pacientes que necessitarem de atendimento pós Covid, vão precisar seguir algumas orientações: a primeira delas é buscar uma consulta médica junto ao Posto de Saúde de referência. Após a avaliação, é o médico quem vai encaminhar o paciente ao serviço necessário, como por exemplo, atendimento psicológico e realização de exames. No entanto, segundo o secretário de Saúde de Ijuí, a grande maioria dos pacientes pós Covid necessita de fisioterapia. Nesse caso em específico o município firmou parceria com a Unijuí que dispõe desde o ano passado de um programa de reabilitação para atender essa demanda. Todos os pacientes serão encaminhados através do SUS.

Segundo Strassburger, até a última quarta-feira a demanda pela assistência pós Covid estava sendo baixa, já que não haviam pacientes na lista de espera. Ele acredita que essa situação deve permanecer, já que nesse momento a reabilitação está sendo ofertada aos pacientes pós Covid que contraíram o vírus em março, maior pico da pandemia em Ijuí. O secretário acredita que nos próximos meses a demanda será muito menor em razão do atual número de casos ativos no município.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí