Busca rápidaX

Somente em quatro meses Ijuí já contabiliza 76,9% do número total de homicídios de 2019

22 de abril de 2020
10º homicídio foi registrado nesta terça-feira (21). Foto: Caçadores de Notícias

Um aumento expressivo no número de homicídios tem sido registrado em Ijuí, afirma o delegado regional da 26ª Delegacia de Polícia Civil, Ricardo Miron. Isso porque, somente nestes quatro meses do ano, 10 pessoas foram mortas. Em 2019, o total de pessoas assassinadas ao longo do ano inteiro foram 13. Em um comparativo, somente em 2020 Ijuí já contabiliza 76,9% do número total de homicídios de 2019.

A última morte ocorreu na noite de ontem (21), quando um jovem, de 23 anos, foi assassinado a tiros. O delegado afirma que o crime está sendo investigado, mas ao que tudo indica o fato se deu devido a um confronto relacionado ao tráfico de drogas, tendo em vista que a vítima possuía antecedentes por tráfico.

Além disso, números extraoficiais apontam que o tráfico de drogas cresceu em cerca de 15% em Ijuí. Por outro lado, crimes contra o patrimônio, como furtos, diminuiu na mesma proporção, de cerca de 15%.

Segundo o delegado, a pandemia do novo coronavírus, que impôs o isolamento social, pode ter contribuído com o índice de violência doméstica, que cresceu em pelo menos 20%. De acordo com Miron, esse tipo de crime é registrado presencialmente na Delegacia de Polícia, tendo em vista que a vítima precisa representar criminalmente e solicitar medidas protetivas de urgência. Demais crimes contra a honra e de menor poder ofensivo seguem sendo registrados através da delegacia online.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí