Busca rápidaX

Vândalos utilizam dependências do Cemitério Jardim para consumo de drogas e bebidas

1 de outubro de 2021

O Cemitério Jardim, em Ijuí, frequentemente é alvo da ação de vândalos, que acessam a estrutura para consumir bebidas alcoólicas e entorpecentes, além de depredar o prédio, que é mantido pela Prefeitura Municipal. Até mesmo a fiação elétrica do local foi subtraída por criminosos, assim como as lâmpadas e algumas tomadas. 

Como a vigilância contratada pela Prefeitura segue até às 18h, é na noite que os criminosos encontram oportunidade para, através dos vidros quebrados, entrar no prédio e depredar. Na estrutura, que abriga os banheiros, a capela mortuária e algumas salas, diversos vidros foram quebrados. O problema principal se encontra nos banheiros, que estão inutilizáveis, devido à sujeita e o mau cheiro. Além disso, o local é utilizado para consumo de drogas e bebidas alcoólicas, desta forma, é possível encontrar garrafas e latas vazias. Os criminosos danificaram também alguns túmulos, quebrando lápides e destruindo os espaços. 

O problema, que perdura há anos, é de conhecimento da prefeitura, que trabalha em alternativas que possam coibir a ação dos criminosos e preservar o patrimônio público. Em entrevista à RPI, o secretário de Desenvolvimento Urbano, Obras e Trânsito, Fábio Franzen, explicou que a zeladoria do local é feita por um funcionário, destinado pela empresa terceirizada, contratada na administração anterior, cujo vínculo contratual está encerrando nos próximos dias. O funcionário, no entanto, não fica no cemitério à noite, pois trabalha em horário comercial, das 8h às 18h.

“Com o encerramento do contrato com a atual empresa, estamos analisando o que fazer, se renovaremos o contrato, ou se destinaremos uma equipe própria, para realizar melhorias no espaço uma vez por semana. No contrato atual, não há a especificação da função, se o funcionário deve realizar a limpeza como roçado e manutenção, ou se deve também recolher latas, enfim”, disse. 

O secretário se mostrou solidário às famílias que precisam da estrutura, mantida com recursos públicos e reforçou que a administração está buscando uma solução definitiva. “Vamos promover melhorias no espaço, que inclusive recebeu um mutirão de limpeza há pouco mais de um mês, assim como vamos promover a instalação das lâmpadas, porque sabemos de casos em que a iluminação teve que ser improvisada com extensão e lâmpada”. 

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!