Busca rápidaX


MANCHETES

23 pessoas são autuada por descumprimento do distanciamento em Santo Ângelo

11 de agosto de 2020

A Vigilância Sanitária de Santo Ângelo autuou no último domingo (9) 23 pessoas por descumprimento das medidas de distanciamento devido pandemia. Conforme o fiscal e coordenador da equipe, Ubiratan Alencastro, as autuações ocorreram em via pública, devido à fiscalização não poder entrar em residências sem ordem judicial. “Se verificamos um indício de aglomeração tentamos conversar com alguém, mas algumas vezes sequer nos atendem. É hoje uma das grandes fragilidades que se tem para conter a disseminação do vírus”, relata.

O conhecido “floripa”, apelido dado por populares ao bairro Reserva das Missões, é o maior ponto de aglomeração de pessoas, formando filas de automóveis, ignorando as orientações de distanciamento. O decreto municipal em vigor proíbe a aglomeração no local.

“Temos recebido inúmeras denúncias dos moradores em relação às aglomerações, uma aglomeração que te deixa frustrado com o comportamento das pessoas, pois praticamente ninguém usa máscara, conseguiu-se com o auxílio da Brigada Militar dispersar aquela aglomeração e teve-se que mudar a estratégia para ações mais enérgicas que terão continuidade, tem que pensar em preservar vidas e conter essa pandemia para que ao menos as atividades econômicas possam minimamente funcionar, se tivermos que fazer um “lockdown” na cidade, provavelmente estes mesmos que estão se aglomerando e não usando máscaras estarão reclamando, mas e na hora de colaborar com a coletividade?”, indaga Alencastro.

O crime de violação de quarentena poderá ser enquadrado no artigo 268 do Código Penal, que trata de crimes contra a saúde pública. O descumprimento dessas medidas, segundo as regras dos ministérios da Saúde e da Justiça e Segurança Pública, “acarretará a responsabilização civil, administrativa e penal dos agentes infratores”.

A Brigada Militar atua junto com a equipe de fiscalização da prefeitura. No domingo os policiais autuaram duas pessoas através do termo circunstanciado pelo protocolo da Covid-19, um termo circunstanciado por posse de entorpecentes, recolheram três veículos e ainda autuaram cerca de 10 pessoas por infrações.

Fonte: Grupo Sepé