Busca rápidaX


3ª Guerra Mundial em Ijuí? Não, apenas muitos moradores desrespeitando a lei…

1 de janeiro de 2020

A sensação é de que o barulho dimiuiu em relação aos anos anteriores, mas mesmo assim, o espocar dos fogos com estampidos foi bastante pesado em toda a cidade de Ijuí.

Por mais que exista lei com a proibição da soltura deste tipo de material pirotécnico, muito moradores ignoraram o apelo de autoridades, educadores especiais, defensores dos animais, entre outros. Conforme os áudios abaixo, gravados na região sul/leste da cidade, pode-se confirmar que a lei municipal e estadual foi infringida de forma sistemática e por dezenas de minutos.

Comprovadamente os fogos com estampido afetam de forma negativa muitas crianças, idosos, enfermos, autistas, portadores de necessidades especiais, diversas espécies de animais, dentre outros. Além disso, sempre existe o risco de acidentes, resultando em ferimentos ou danos materiais.

Várias capitais dos país fizeram festas usando apenas fogos com luzes, sem estampido.

Enquanto o governo federal, presidente, deputados federais e senadores, não se dispuserem a tratar sobre o tema, resta apenas as campanhas de conscientização, que na maioria das vezes se mostram ineficazes. A esfera federal é a única que pode tratar sobre a proibição ou não da venda deste tipo de material. Abaixo os áudios e algumas matérias sobre o assunto…

Lei proíbe a soltura de fogos de artifício sonoros em Ijuí, mas não há quem fiscalize

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí.