Busca rápidaX


MANCHETES

Casa AMA de Ijuí completa 10 anos com programação especial

15 de maio de 2019

Para comemorar os 10 anos da Casa AMA- Casa de Auto- Mútuo -Ajuda de Ijuí e celebrar o Dia Nacional da Luta Antimanicomial que ocorre no dia 18 de maio, a equipe da Casa AMA recebe a visita especial da comitiva de Trento, Itália. Além da visita a Casa, a comitiva participa do 6º Congresso Internacional em Saúde, que ocorre no Salão de Atos da Unijuí desde terça-feira, 14.

Um dos principais objetivos da visita é reforçar o compromisso do cuidado em liberdade, posto em risco após recente Reforma Psiquiátrica, que, dentre outros pontos inclui os hospitais psiquiátricos nas Redes de Atenção Psicossocial (Raps), libera financiamento para compra de aparelhos de eletroconvulsoterapia, mais conhecidos como eletrochoque e possibilita a internação de crianças e adolescentes.

A Casa AMA foi inaugurada em 23 de abril de 2009, e é mantida pela ASSAMI – Associação De Saúde Mental De Ijuí – fundada em 28 de janeiro de 2008.
Foi criada com estatuto e na lógica de integrar usuários, familiares, profissionais e apoiadores da comunidade.

A Casa desempenha um papel de protagonista na ampliação, fortalecimento e discussão dos modos de atenção em saúde mental. Que tem como objetivo fornecer um espaço que possa alterar a cultura existente frente ao sofrimento psíquico, rompendo com estigmas.

Confira a programação e agenda da Comitiva de Trento, Itália, prevista para os próximos dias:

Dia l6/05- 6º Congresso Internacional de Saúde da Unijuí- 8h às 10h- A experiência de Trento/Itália na Rede de Saúde Mental considerando o protagonismo dos profissionais, usuários dos serviços, familiares e comunidade no cuidado em liberdade.

Dia 17/05 – Manhã – Centro de Eventos da Unijuí
8h30 – Rede de cuidados em saúde mental: desafios para a garantia de direitos, construção de corresponsabilidade a partir da experiência de Trento/Itália.

Público: Encontro com a comunidade regional- profissionais da saúde mental, familiares, usuários, estudantes de Mestrado em Direitos Humanos, gestores públicos e comunidade.

Dia 18/05

 7 h:  Evento na Feira do Produtor com música e interação com a comunidade, alusivo ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial – 18 de maio

15 h: Interação junto ao Caps Infantil

Dia 20/05- Panambi

9h-  A experiência de Trento/Itália na Rede de Saúde Mental considerando o protagonismo dos profissionais, usuários dos serviços, familiares e comunidade no cuidado em liberdade.

12h- Almoço na APAE

13h- Encontro com Prefeito Municipal de Panambi

14h- Visita a e recepção na ASSAMPA

Dia 20/05

16h- Participação na reunião de equipe do Caps Colméia Ijuí

18h- Homenagem na Câmara dos Vereadores pelos 10 anos da Casa AMA e para o Dr. Renzo

Dia 20/05- Santa Maria

13h30– Rede de cuidados em saúde mental : desafios para a garantia de direitos, construção de corresponsabilidade a partir da experiência de Trento/Itália.

Dia 23/05

8h- Princípios da Desisntitucionalização: A experiência italiana no cuidado em liberdade- (A experiência de Trento/Itália na Rede de Saúde Mental considerando o protagonismo dos profissionais, usuários dos serviços, familiares e comunidade no cuidado em liberdade.)

13h30- Roda de conversa e troca de experiências com a rede de serviços de Cachoeira do Sul. 

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí