Busca rápidaX

MANCHETES

A exemplo das Missões, regiões de Santa Rosa e Palmeira das Missões seguirão na bandeira vermelha Covid

24 de agosto de 2020
Mapa do Distanciamento Controlado após Gabinete de Crise ter aceito um pedido de reconsideração - Foto: SPGG

As regiões de Santo Ângelo e Santa Rosa vão permanecer na bandeira vermelha do sistema de distanciamento controlado do governo estadual, referente à Covid-19. A confirmação ocorreu no final da tarde de hoje, quando o Estado anunciou as bandeiras definitivas que vigoram de amanhã até a próxima segunda-feira.

Dessa forma, não foram acatados os recursos das duas mencionadas regiões. Por isso, vão seguir algumas restrições em termos de funcionamento de comércio e outros setores. As regiões de Santo Ângelo e Santa Rosa permanecem na classificação vermelha, especialmente porque nos últimos dias houve aumento de hospitalizações e óbitos por Covid-19, além de problemas de falta de leitos.

Agora, mesmo que no próximo anúncio, sexta-feira, essas regiões apresentem redução na classificação de risco para bandeira laranja, o Gabinete de Crise do Estado aplicará a trava prevista no modelo de Distanciamento Controlado para regiões com duas ou mais semanas em bandeira vermelha num intervalo de 21 dias. Portanto, na próxima semana, as duas regiões terão que se manter na bandeira vermelha, pois também estavam nessa classificação na semana passada.

Por outro lado, as regiões de Santo Ângelo e Santa Rosa criaram comitês de cogestão, para avaliar possibilidade de regras mais brandas para os municípios, mesmo numa bandeira vermelha, por exemplo.

Hoje à tarde, a região das Missões encaminhou o plano para aprovação do Estado, mesma atitude já tomada pela região de Santa Rosa. No entanto, como ainda está em avaliações, o comitê de cogestão não pode ser aplicado nessa semana nessas regiões.

E a região de Palmeira das Missões no sistema de distanciamento controlado também se mantém na bandeira vermelha nessa semana. Inclusive, a região nem enviou recurso. Porém, como o Estado aprovou o comitê de cogestão, nessa semana o grupo regional vai atuar, pela primeira vez, para tentar regras diferenciadas.

Já as regiões de Ijuí e Cruz Alta evoluíram no distanciamento controlado e nessa semana estão na bandeira laranja. Em Ijuí, nesta terça-feira, o Executivo deve publicar reformulação no decreto para adequar questões locais com algumas regras do Estado, mas o comércio e demais segmentos continuam com o atendimento como ocorreu hoje.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!