Busca rápidaX


A partir do dia 30, associados da Ceriluz vão pagar tarifas até 19,74% mais caras

24 de julho de 2019

A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou ontem (23) o reajuste tarifário para 11 cooperativas dos estados do Rio Grande do Sul e Paraná. Entre elas está a Ceriluz (Cooperativa Regional de Energia e Desenvolvimento Ijuí Ltda).

A partir do dia 30 de julho a Cooperativa aplicará um reajuste médio de 16,06% nas faturas de energia de todos os associados. Para os consumidores de Alta Tensão (grupo específico de consumidores industriais e comerciais) o reajuste será de 12,89%. Para os de Baixa Tensão (rurais, residenciais urbanos, comerciais e alguns industriais), será de 19,74%. Ao calcular o reajuste, conforme estabelecido no contrato de concessão, a agência reguladora considera a variação de custos associados à prestação do serviço. O cálculo leva em conta a aquisição e a transmissão de energia elétrica, bem como os encargos setoriais.

Para o presidente da Ceriluz, Iloir de Pauli, essa é uma realidade que as cooperativas brasileiras terão de enfrentar juntas, buscando alternativas para minimizar esse impacto aos associados. “Considerando o atual cenário nos Estados e no País, não podemos depender de políticas públicas. Precisamos buscar soluções internas e é o que estamos fazendo ao investir em usinas próprias. Com essa geração conseguiremos, no futuro, autorregular nossas tarifas reduzindo nossa dependência externa para o abastecimento de energia aos nossos associados”, avalia. 

Fonte: Assessoria Ceriluz