Busca rápidaX

Acelerado, plantio de soja no Paraná já atinge o dobro do registrado há um ano

2 de outubro de 2018

O plantio de soja da safra 2018/19 no Paraná, segundo maior produtor nacional da oleaginosa, avançou para 29 por cento da área projetada, ante 18 por cento na semana anterior, no ritmo mais acelerado já visto no Estado, de acordo com o Departamento de Economia Rural (Deral).

Os trabalhos de campo alcançam praticamente o dobro do observado há um ano (16 por cento) e são puxados por condições climáticas favoráveis, explicou o órgão vinculado à Secretaria de Agricultura paranaense.

Dados do Thomson Reuters Agriculture Weather Dashboard mostram que, nos últimos 15 dias, as chuvas ficaram acima da média em toda a porção oeste do Paraná, onde se concentra o plantio neste momento.

“Em comparação com o ano passado, quando tivemos um setembro seco, o clima está contribuindo muito agora”, afirmou o analista Marcelo Garrido, do Deral.

“O plantio não está sendo concentrado, está sendo mais rápido, está indo de um jeito mais constante. Se o clima continuar contribuindo, vamos conseguir colher mais cedo, e daí adiantar o plantio do milho de segunda safra”, projetou ele.

O Paraná deve semear neste ciclo cerca de 5,5 milhões de hectares com soja, estável na comparação anual, conforme projeção mais recente do Deral. A produção, contudo, tende a subir 2 por cento, para 19,6 milhões de toneladas.

MILHO E TRIGO

O plantio de milho de primeira safra no Paraná também vai a passos largos e já atinge 70 por cento dos 352,2 mil hectares previstos, segundo o Deral. O percentual supera em 12 pontos o indicador da semana passada e também fica acima dos 33 por cento de um ano atrás.

Para Garrido, se as condições climáticas se mantiverem favoráveis, é provável que a semeadura da chamada “safra verão” termine ainda em outubro. O Deral destacou que a colheita de trigo no maior produtor nacional do cereal já se deu em 47 por cento da área, ante 71 por cento há um ano.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Reuters

Deixe seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Peugeot Champs Elysées



Peugeot Champs Elysées

Acompanhe nas Redes

by @TwitterDev
error: Conteúdo protegido !!!