Busca rápidaX

Acidentes com morte têm redução de 50% na BR 285 quando comparado à 2011, aponta PRF

18 de dezembro de 2018

Com a chegada do fim de ano, as festas, comemorações, consumo de bebidas alcoólicas e o fluxo de trânsito tendem a aumentar. Nesta época, ter cautela e usar do bom senso nunca é demais.

O policial Mathias, integrante da Polícia Rodoviária Federal de Ijuí (PRF), conta que nos últimos anos os índices de acidentes com mortes tem baixado na região. Segundo ele, a 10ª Delegacia aderiu a meta internacional imposta pela Organização das Nações Unidas (Onu) e já conseguiu uma redução de 50% dos acidentes com mortes quando comparado a 2011 na BR 285. 

Caso tenha interesse em pegar a estrada neste período, o policial alerta para o grande fluxo de trânsito e também ao trafego intenso de caminhões. Segundo ele, a viagem começa antes mesmo da partida, quando é necessário e indicado verificar as condições do veículo, mecânica, pneus, faróis, condição documental, etc.

Se a viagem for longa, a PRF aconselha sair com determinada antecedência, assim como no período matutino, onde a movimentação é um pouco menor, o que pode evitar ultrapassagens desnecessárias e excesso de velocidade. Ele alerta ainda para viagens curtas, pois geralmente as pessoas tendem a relaxar quando estão chegando ao destino e pisar um pouco mais no acelerador. Acidentes são bastante comuns nestas condições.

O policial acrescenta que o ideal é sempre viajar durante o dia, pois as condições das rodovias aqui da região não são muito boas. Jamais esquecer de ligar os faróis. Em dias de chuva, os cuidados precisam ser redobrados. Mathias alerta para trafegar dentro do limite de velocidade e procurar manter distância um pouco maior dos caminhões que podem acabar jogando água. 

Fazendo um levantamento do ano de 2018, a PRF indica que a infração mais flagrada é a do excesso de velocidade, seguido das ultrapassagens em locais indevidos. O não uso do cinto de segurança e alcoolemia são infrações bastante verificadas também.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí