Busca rápidaX

Administração de Cruz Alta opta pela participação popular

26 de maio de 2017

O Plano Plurianual Participativo (PPA-P), instituído através do Decreto Nº. 282/2017 em 25 de abril, já esteve ouvindo a comunidade em seis regiões do município, do total de 14 reuniões preparatórias. A grande novidade é que, desde domingo (21), o PPA-P tem um site. "O modo de gestão da nossa administração é a participação popular", afirma Cristiano Lopes, coordenador de Transparência e Acesso à Informação. De acordo com ele, a plataforma digital é um espaço "onde a população pode diretamente mandar uma proposta sobre o que pensa sobre a cidade organizando pela região ou temática. Para isso precisa apenas de um e-mail".
 

Tudo o que for diagnosticado nas reuniões preparatórias e na internet, será separado em oito pastas: Educação; Saúde; Cultura, Turismo, Desporto e Lazer; Desenvolvimento Social; Meio ambiente; Infraestrutura Rural e Urbana; Desenvolvimento Econômico; Gestão Pública e Serviços Públicos e levado às plenárias temáticas. A cada 10 pessoas que participarem dessa etapa, um delegado será eleito para representar em uma plenária geral, em julho, onde todos os representantes irão hierarquizar e organizar o documento final, que se tornará lei desses quatro anos.
 

Por isso, é importante que toda a comunidade participe, colaborando com sugestões para o desenvolvimento de Cruz Alta, tanto pelo site, no endereço http://participacruzalta.com.br/, quanto nas reuniões nos bairros. Confira o cronograma:
 

25/05 – 19h – Grande Vila Hilda (EMEI Claudino Albertoni);

27/05 – 14h – Grande Bonini (EMEF Frederico Baiochi);

30/05 – 14h – Interior I: Novo Horizonte, Parada Benito, Cambará, Ivaí, Urupú, Benjamin Nott, Passo dos Alemães, Olaria, Charrua, Sete de Setembro e Lagoão (Sindicato dos Trabalhadores Rurais);

30/05 – 19h – Grande Santa Tereza (Rodeio da Saudade);

01/06 – 14h – Interior II: Seival, Passo da Divisa, Bacia Leiteira, Rincão dos Mendes e Colônia São João;

03/06 – 14h – Grande Primavera (Escola Maria Bandarra).

A reunião marcada para hoje com a comunidade da Grande São José, na Escola Venâncio Aires, foi transferida em razão da chuva.
 

O que é o PPA-P?
 

"Um governo quando assume tem que elaborar uma lei que dará o norte, como as estratégias, os programas para cada uma das áreas e ações que cada programa terá. Sempre foi feito no gabinete de portas fechadas, porém neste ano, com a instituição do decreto o prefeito optou por fazer de uma forma participativa. Então, tudo o que estará no documento final será a partir do que será recolhido da opinião da sociedade", explica Cristiano.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
error: Conteúdo protegido!