Busca rápidaX


Administração municipal de Ijuí registra equilíbrio financeiro nos primeiros meses de 2019

30 de maio de 2019

O relatório financeiro da administração municipal de Ijuí, referente aos quatro primeiros meses deste ano, aponta que dos 440 milhões de reais projetados de orçamento para 2019, a arrecadação no primeiro quadrimestre ficou em 147 milhões e 800 mil reais.

Isso representa 32,98% do orçado. Já as despesas empenhadas, no mesmo período, foram de 149 milhões, 184 mil reais, 33,35% do orçamento geral deste ano. Com isso, segundo o secretário da Fazenda de Ijuí, Irani Basso (foto), houve pequeno deficit orçamentário, porém considerado normal em razão de gastos empenhados, especialmente por conta de investimentos em asfaltamentos.

Irani Basso avalia que de modo geral o desempenho financeiro da administração municipal ijuiense, o que inclui os Poderes Executivo e Legislativo, também o Demei, Previjuí e Demasi, foi satisfatório no primeiro quadrimestre deste ano.

Porém, o retorno financeiro de ICMS por parte do Estado ficou abaixo do esperado, mas as contas da prefeitura de Ijuí foram equilibradas com arrecadação, principalmente pelo pagamento do IPTU e taxa de coleta de lixo através dos contribuintes.

No Previjuí, que é o instituto de previdência dos servidores municipais, por exemplo, o primeiro quadrimestre deste ano teve superavit acima de 12 milhões de reais.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí