Busca rápidaX

MANCHETES

Aeroporto de Santo Ângelo vai aumentar de tamanho e o de Ijuí receberá iluminação

8 de março de 2018

O aeroporto Sepé Tiarajú de Santo Ângelo está prestes a subir de patamar, com instalações maiores e mais modernas, a um custo estimado em R$ 40 milhões, recursos que já estão garantidos pelo Governo Federal. Segundo informou o deputado Darcísio Perondi (MDB-RS), o anteprojeto das obras está sendo elaborado por um corpo técnico do Banco do Brasil e inclui a terraplanagem da área operacional, linhas de acesso e pistas de deslocamento de aeronaves, além de novas edificações. A expectativa é que o anteprojeto esteja pronto e seja apresentado à Secretaria de Aviação Civil (SAC) no mês de abril.
 

Segundo Perondi, ainda existem algumas pendências com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, que precisa emitir Licença Ambiental de Instalação. “Esta é uma pendência que eu me comprometi a resolver e vou resolver”, afirmou o parlamentar, que já entrou em contato com a Superintendente do IPHAN em Porto Alegre, Juliana Erpen.
 

“Há alguns anos venho trabalhando forte para que a região tenha um aeroporto de referência, moderno e eficiente. Estamos avançando. Estive com o Secretário de Aviação Civil da Presidência da República, Dário Lopes, e cobrei agilidade e rapidez, para que o anteprojeto esteja pronto logo e as obras possam ser iniciadas. Vou solicitar que a entrega do anteprojeto pela SAC ao Governo do Estado seja feita em Santo Ângelo. Vou convidar todos os prefeitos das regiões das Missões e do Planalto Médio para que participem da cerimônia”, revelou Perondi.
 

Há exatamente um ano o aeroporto de Santo Ângelo recebeu certificação para operar com aeronaves de grande porte. O aeroporto de Santo Ângelo ganhou um novo centro de controle, estação de passageiros climatizada e mobiliada com 1.210 m², seção anti-incêndio com caminhão específico, pátio de estacionamento de aeronaves com 25.636 m² e pista com 1.670 metros de extensão por 30 metros de largura. O padrão é internacional (IATA) e capaz de receber qualquer aeronave.
 

Segundo Perondi, que é vice-líder do Governo Michel Temer na Câmara, Santo Ângelo é a capital regional e porta de entrada de turistas para as ruínas jesuíticas dos Sete Povos das Missões. No dia 3 julho de 2017 o aeroporto foi reinaugurado e recebeu um voo especial, repleto de autoridades, como o próprio Perondi, o governador José Ivo Sartori, o secretário nacional de Aviação Civil, Dário Lopes, e o ministro Augusto Nardes, do Tribunal de Contas da União.
 

AEROPORTO DE IJUÍ VAI GANHAR ILUMINAÇÃO – Na audiência que manteve com Dário Lopes, Secretário de Aviação Civil, o deputado Darcísio Perondi ouviu mais uma boa notícia. O aeroporto de Ijuí será incluído no Programa de Balizamento Noturno e ganhará iluminação especial para pousos e decolagens no período da noite, reinvindicação antiga dos setores político e produtivo da cidade. O custo de instalação, segundo Dário Lopes, está estimado em R$ 1,5 milhão. ”Temos muitas chances e elas vão aumentar quando a obra for incluída no PAC pelo Comitê Gestor do Plano de Aceleração do Crescimento (GPAC)”, afirmou Perondi.

 

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
error: Conteúdo protegido!