Busca rápidaX

“Agora a pandemia é democrática” afirma coordenador da UPA sobre número de crianças e jovens infectados em Ijuí

26 de janeiro de 2022

Em entrevista à Rádio Progresso, o enfermeiro e coordenador da UPA 24h- Unidade de Pronto Atendimento, disse que chama atenção a quantidade de crianças e pessoas mais jovens infectadas com a Covid-19, em relação ao ano passado.
“Diferente dos outros picos, quando o predomínio era em pessoas idosas e portadoras de comorbidades, agora a pandemia se mostra democrática” afirma Tiago Zientarski. A boa notícia, no entanto, é que nenhum caso grave foi registrado entre crianças, mas, ele lembra que ainda assim são identificados casos mais graves entre a população em geral, e cita como exemplo o fato de que nesta semana duas pessoas que estiveram na UPA necessitaram de hospitalizações. “Geralmente são pessoas que não estão com o esquema vacinal completo” afirma.

Ainda comparando ao ano passado, Tiago Zientarski afirma que em Dezembro por exemplo, cerca de três a quatro pessoas procuravam a UPA diariamente com sintomas respiratórios. Hoje são aproximadamente 40 atendimentos por dia. Além disso, no mês passado, entre o Centro de Triagem e a UPA, cerca de 7% das pessoas testavam positivo, hoje, são no mínimo 40%, um número considerado muito expressivo para o coordenador.

Diante do cenário ele reforçou a importância de manter o esquema vacinal completo e continuar com os cuidados básicos, principalmente em relação ao uso de máscara e álcool gel.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!