Busca rápidaX

Agricultores da região voltam a ter acesso a recursos do programa Mais Alimentos

31 de janeiro de 2020

O programa Mais Alimentos, do governo federal, vai voltar a disponibilizar dinheiro para financiar compra de máquinas e implementos agrícolas, além de recursos para a habitação rural. Semana passada a União tinha anunciado falta de dinheiro para o mais Alimentos, porém, nesta semana foi aprovado o retorno de recursos.

Com isso, a partir de amanhã, primeiro de fevereiro, as agências bancárias poderão voltar a destinar verbas para o programa, através do Pronaf. Em entrevista nesta manhã na Rádio Progresso, o presidente da Fetag – Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul – Carlos Joel da Silva, enfatizou que o Mais Alimentos vai contar com um bilhão de reais.

Esse montante fica disponível até 30 de junho deste ano, período do atual plano agrícola do governo federal. Carlos Joel da Silva destacou que é preciso aguardar para ver se o valor de um bilhão de reais vai ser suficiente para financiar maquinários e habitação rural pelo Mais Alimentos.

Isso porque, com a recente estiagem no Rio Grande do Sul, por exemplo, existe perspectiva de que os agricultores familiares busquem mais financiamento para compensar as perdas nas lavouras e até mesmo a fim de implantar irrigação.

Os juros pelo Mais Alimentos são de 4,6%, porém, o presidente da Fetag adiantou que para o próximo plano safra a entidade vai requisitar redução de juros. Carlos Joel da Silva foi reeleito, neste mês, para mais um mandato de quatro anos como presidente da Fetag.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí