Busca rápidaX


Agricultura necessita de 50 milímetros de chuva por semana, aponta Emater

10 de janeiro de 2020

O estado do Rio Grande do Sul enfrenta uma situação de emergência devido a estiagem severa que atinge os municípios. A Falta de chuva gera expectativas, principalmente nos agricultores, que necessitam de aglomerados para que as culturas se desenvolvam.

As previsões, de acordo com a Somar Meteorologia, apontam para chuva localizada e passageira. Em Ijuí, o Escritório Municipal da Emater, registrou entre ontem (9) e hoje (10), apenas 7 milímetros. De acordo com o chefe do escritório, Edvin Bernich, Ijuí e região precisariam, de pelo menos, 50 mm de chuva por semana, até o fim do ciclo da soja, para tentar amenizar os danos provocados pela seca.

Já o Instituto Regional de Desenvolvimento Rural (Irder), localizado em Boca da Picada, interior de Augusto Pestana, registrou no local 5,7 mm. Em outros pontos da cidade a chuva foi entre 3 e 15 milímetros. Já no município de Pejuçara, de acordo com a Secretaria de Agricultura, algumas localidades registraram entre 60 e 80 mm.

De acordo com relatos de ouvintes, em Passo Fundo e Cruz Alta, o aglomerado entre ontem e hoje já passou de 80 milímetros. Já nas cidades de Eugênio de Castro, Ajuricaba, Coronel Barros, Jóia, Tupanciretã e Bozano, as pancadas de chuva foram em localidades isoladas e entre 10 e 25 milímetros.

A Somar Meteorologia alerta que a frente fria se afasta cada vez mais do estado e as chances de chuva voltam a diminuir. Os próximos dias devem continuar sendo de calor e, se chover, será de forma cada vez mais fraca e isolada. As previsões ainda apontam para chuva mais expressiva a partir da próxima quinta-feira.

A Defesa Civil aponta que 16 municípios gaúchos decretaram situação de emergência devido à falta de chuva. Outras 12 cidades em que há o registro de perdas podem ter a condição excepcional decretada pelas prefeituras nos próximos dias.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí