Busca rápidaX

Ajuricaba decretará situação de emergência em razão da estiagem na próxima semana

27 de março de 2020

A estendida estiagem que assola Ajuricaba e toda a região levará o município a se juntar aos demais e decretar Situação de Emergência, considerando as elevadas perdas econômicas e dano humano, já comprovados por decorrência da falta de chuvas.

A reunião para o decreto acontecerá na terça-feira da próxima semana, às 9 horas, no Salão Nobre da Prefeitura e envolverá todas as entidades ligadas ao meio agrícola do município, com orientação de segurança em relação ao Covid 19.

O Secretário da Defesa Civil, Josemar Martins disse que a administração está bastante envolvida com a situação do Covid 19 e por conta disso não foram definidas ações em relação ao decreto da estiagem. Contudo ele destaca que as secretarias de obras, agricultura e assistência tem aportado situações e buscam a solução, como aquisição de canos e caixa de água para atendimento a famílias, suporte a diaristas, abertura de nascentes e demais ações de suporte, considerando que muitas famílias estavam sem água para o consumo humano.

O secretário destaca ainda que existe uma grande preocupação com os agricultores, principalmente o pequeno produtor que tem no meio rural sua alternativa de renda familiar, como na produção agrícola ou leiteira, que teve perdas inimagináveis com a falta de chuvas e agora se agrava pela falta de água potável. Muitos alimentos que seriam produzidos para o sustento familiar, acabaram morrendo pela estiagem.

Luis Claudio Massafra do Amaral, morador da Linha 21 disse que a cerca de 30 dias busca em outros pontos água para os animais, bem como para consumo. Ele se mostrou preocupado com a situação. O secretário da Agricultura esteve na propriedade buscando viabilizar o atendimento com a rede para que essa família seja efetivamente atendida.

Na propriedade de Hari Mulbier também a cerca de 30 dias sem água. Sidone, esposa de sal Hari disse que busca no riacho para alimento dos animais e para o consumo usa de uma nascente natural.

Nesta semana também secou vertente na propriedade de Ido Durkes, na Linha 22. A secretaria de obras esteve auxiliando na busca de solução.

Os próximos dias serão de busca para que famílias em situação de vulnerabilidade por conta da estiagem, como falta de água, possam ter um suporte na solução. A administração também buscará medidas para atende-los juntos aos governo estadual e federal.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí

Acompanhe nas Redes

by @TwitterDev
error: Conteúdo protegido!