Busca rápidaX


Ajuricaba projeta aderir a programa direcionado às agroindústrias

24 de janeiro de 2019

A administração municipal de Ajuricaba, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, realizou nesta semana um encontro que debateu a adesão Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte ( SUSAF).

O programa foi lançado no ano passado pelo ex-governador José Ivo Sartori, e tem por objetivo a livre comercialização intermunicipal de produtos das agroindústrias familiares.

No encontro, o engenheiro agrônomo da Emater Erni Breitembach, palestrou aos produtores e esclareceu o funcionamento do programa. Segundo ele, essa nova possibilidade é de fácil ajuste, sendo que os produtores familiares poderão ampliar seus negócios vendendo em outros municípios.

Ainda no evento, a possibilidade de comercializar através de consórcio foi cogitada. Contudo, a principal dificuldade é em relação aos abatedouros de animais ou aves, que tem prazo de adesão.

O prazo máximo estipulado pelo decreto para realizar os encaminhamentos é dia 30 de junho.

Os próximos dias serão de encaminhamentos, tanto por parte da administração municipal, que deve aderir o programa, como dos representantes das agroindústrias.

Para o vice-prefeito Everton Kirmess, essa será mais uma opção de melhorar a renda das famílias. “É uma motivação para permanecer no meio rural, com emprego e resultados, bem como gerando retorno para o município. O fomento do setor ainda propiciará produtores investirem nessa área e os açougues do município não precisarão mais levar animais tão longe para o abate”, explicou.