Busca rápidaX


MANCHETES

Alegrete: 432 milímetros de chuva deixa mais de 300 famílias desalojadas, ponte e BR interditada

11 de janeiro de 2019

A atual situação do município de alegrete é de calamidade pública. Segundo a defesa civil, o rio Ibirapuitã não para de subir, estando, até esta sexta-feira (11), 13 metros e 30 centímetros acima do nível normal.

O grande acumulado de chuva já chega na marca do 432 milímetros em 96 horas. Já são mais de 300 famílias desalojadas, dependendo da boa ação da comunidade.

As famílias estão alojadas em ginásios, escolas, igrejas, no parque Lauro Dorneles e em casas de familiares. A Defesa Civil afirma que a situação é totalmente preocupante e que toda a comunidade está mobilizada doando roupas, alimentos, colchões e utensílios para os atingidos.

A ponte Borges de Medeiros, que liga a zona leste ao centro da cidade está interditada, assim como a BR-290. O único acesso que ainda está aberto é em uma estrada de chão, ao lado da empresa Pedra Rosada, próximo ao posto Buffon. A polícia está no local orientando os condutores. A Defesa Civil alerta que se o rio continuar subindo, em poucas horas este acesso também será bloqueado.

De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), o acumulado de chuva em Uruguaiana é de- 296mm, São Borja-270mm e Rosário do Sul- 216mm. Todos os municípios decretaram situação de emergência.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí