Busca rápidaX

Aluna de Palmeira das Missões escreve primeiro livro digital e entrega ao governador do RS

14 de novembro de 2019

A aluna do Colégio Estadual Três Mártires, de Palmeira das Missões, Isabelle Bonini Gabbi, de 9 anos, entregou ontem (13) ao governador do Estado, Eduardo Leite, seu primeiro livro publicado, intitulado como “Adara, confissões de uma órfã”. Na narrativa, a aluna aborda os conflitos do Oriente Médio.

A menina é apaixonada pelo mundo literário e já tem um livro publicado – o primeiro livro digital do Estado. Da paixão pela leitura, ela descobriu o amor e a vocação para a escrita, o que a inspirou a escrever o livro. Para a criação de sua obra intitulada “Adara, confissões de uma órfã”, Isabelle coletou dados, leu livros informativos e fez diversas pesquisas. Embora nunca tenha saído do Rio Grande do Sul ou do País, ela teve criatividade para ambientar a história de uma refugiada síria. Através de sua personagem principal, ela aborda os conflitos no Oriente Médio, a cultura local, a tristeza das guerras, trazendo a tona fatos históricos, questões políticas e questões emocionais como o sofrimento e a superação.

Com o apoio da família, da escola e da Secretaria de Educação (Seduc), sua história criou corpo, ganhou uma capa, foi impresso e posteriormente digitalizado. O resultado final foi entregue ao governador do Estado, Eduardo Leite, pela própria Isabelle, na tarde desta quarta- feira, em Porto Alegre.

A história da menina chegou ao governador Eduardo Leite através da diretora-executiva da plataforma digital Elefante Letrado, Mônica Timm, que enviou um vídeo para Leite em que a estudante contava sobre sua paixão pela leitura e pela escrita. Encantado, o  governador respondeu com um outro vídeo, incentivando Isabelle a prosseguir com a escrita.

Desse modo, a Seduc, trouxe a escritora ao Palácio Piratini para concretizar a conversa entre os dois. Ela foi recebida pelo governador e na ocasião, entregou uma cópia autografada de seu livro com uma dedicatória especial ao chefe do Executivo. Isabelle é uma das participantes da Elefante Letrado, plataforma digital de incentivo à leitura para alunos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais em parceria com o Estado, que tem como objetivo auxiliar professores e gestores a promover o hábito da leitura nas crianças da rede estadual de ensino. 

O governador garantiu a expansão da plataforma de leitura digital, ampliando para todas as escolas da rede estadual. Inicialmente serão 120 escolas contempladas com o projeto. 

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Acompanhe nas Redes

by @TwitterDev
error: Conteúdo protegido!