Busca rápidaX

MANCHETES

Amanhã é o dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. Em Ijuí, ações são desenvolvidas juntos aos Centros de Assistência Social

11 de junho de 2021

Amanhã, 12 de junho, é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. Em Ijuí, no Centro de Referência em Assistência Social do bairro Glória e Centro Social Urbano, é realizado trabalho de prevenção, através de orientações, buscando desmistificar o conceito de trabalho infantil. A informação é da assistente social Fabíola Dutra.
Segundo ela, quando corre alguma denúncia ou situação de trabalho infantil, essa é encaminhada ao CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social, para tomar as medidas cabíveis em cada caso. “O trabalho é uma forma de educar e transmitir conhecimentos, mas deve ser realizado na idade certa. Os conhecimentos necessários para o futuro da criança vêm da escola, do lazer, dos esportes e principalmente da família” salienta Fabíola.

A assistente social, lembra ainda sobre o que é, de fato, trabalho infantil, classificado como toda forma de trabalho exercida por crianças e adolescentes, abaixo da idade mínima legal permitida que prejudique a saúde, estudos e segurança, o qual exerça um trabalho que configure exploração de mão de obra.
Entre 14 a 16 anos, admite-se o trabalho na condição de aprendiz. Aprendiz é o adolescente com um contrato de trabalho especial, com direitos de um trabalhador. Entre 16 e 18 anos, a permissão é parcial. Atividades noturnas, insalubres, perigosas e penosas podem prejudicar a formação intelectual, psicológica e social do adolescente. Quando a criança ou adolescente trabalha precocemente dificulta na sua formação de cidadania, e pode se tornar mais vulnerável à exploração.

Além disso, a assistente social explicou à reportagem da Rádio Progresso sobre o símbolo utilizado para lembrar a data: um cata-vento. Ela afirma que o objeto representa um ícone da luta contra o trabalho infantil, e foi adotado mundialmente. “O cata-vento tem cada uma das cinco pontas de uma cor (verde, azul, amarelo, vermelho e laranja) para representar os cinco continentes. Além de ser um brinquedo colorido que passa a ideia de que a infância deve ser feliz e lúdica, o movimento do cata-vento serve para lembrar as atitudes necessárias para que o trabalho infantil seja erradicado.” conclui. Em caso de denúncia, basta ligar para o Disque 100.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!