Busca rápidaX

MANCHETES

Amuceleiro apresenta recurso para reverter bandeira vermelha sobre Covid-19 na região de Palmeira das Missões

21 de junho de 2020

A Associação dos Municípios da Região Celeiro (Amuceleiro), com sede em Três Passos, apresentou neste domingo, 21, recurso junto ao Centro de Operações de Emergências da Saúde, setor responsável pelo enfrentamento da pandemia Covid-19 no Rio Grande do Sul, com objetivo de reverter a decisão preliminar do Executivo gaúcho que, ontem, estipulou bandeira vermelha para a região de Palmeira das Missões, no distanciamento controlado.

No total, 12 dos 21 municípios da Amuceleiro integram a região de Palmeira das Missões da divisão sobre o novo coronavírus. São eles, Barra do Guarita, Bom Progresso, Braga, Coronel Bicaco, Derrubadas, Esperança do Sul, Miraguaí, Redentora, Tenente Portela, Tiradentes do Sul, Três Passos e Vista Gaúcha.

O presidente da Amuceleiro e prefeito de Braga, Carlos Alberto Vigne (foto), disse que o recurso solicita análise da Covid-19 por município e não a região como um todo.

Ele entende que a avaliação não pode ser feita apenas com âmbito regional, pois nesse caso existe desiquilíbrio provocado por Três Passos, que registra 167 casos da Covid-19. Enquanto isso, as peculiaridades da maioria dos municipais são deixadas de lado, onde existem poucos casos da doença.

A bandeira vermelha, por exemplo, restringe o funcionamento das empresas. Amanhã, o Estado divulgará se aceita ou não o recurso e informará a bandeira definitiva até o próximo dia 29. Nesse sentido, até amanhã, na região de Palmeira das Missões, vigora a bandeira laranja, de risco médio pra a Covid-19. Já a cor vermelha significa alto risco.

Já os outros nove municípios da Amuceleiro integram a região 13, que tem Ijuí como referência e seguem na bandeira laranja para o novo coronavírus.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí