Busca rápidaX

AMUPLAM apresenta recurso ao Estado para seguir em bandeira Laranja

15 de agosto de 2020

A Região da Associação dos Municípios do Planalto Médio – AMUPLAM – entregou ao Estado do Rio Grande do Sul o recurso referente ao ingresso da região na Bandeira Vermelha. Conforme o documento existe uma evidente disparidade entre os números apresentados no último balanço divulgado pelo Governo do Estado e a realidade estabelecida pelos hospitais na região.

A AMUPLAM coloca no documento que os Leitos Covid-19 fora de UTI Adulto possuem somente 7.4% de taxa de ocupação confirmados e suspeitos com a doença. O recurso diz ainda que a maioria dos tratamentos para Covid-19 não requer hospitalização. Da mesma maneira, segundo o documento, a Macrorregião Missioneira possui baixa taxa de ocupação dos Leitos Covid-19 fora de UTI Adulto, apenas 11.8% de sua capacidade de atendimento, encontrando-se com certa estabilidade em seus indicadores, não havendo aumento expressivo nos últimos 14 dias.

A associação diz ainda que há conflito nos dados de pacientes confirmados Covid-19 em UTIs. Pelo documento enviado ao estado há pacientes pertencentes a outras regiões internados nos hospitais ocupando Leitos de UTIs, o que influencia diretamente na classificação preliminar. O recurso informa ao Estado que o Hospital de Caridade de Ijuí (HCI) possui vinte quatro Leitos UTI, onde, apenas dois dos ocupados em Unidades Covid-19 são pacientes confirmados, e oito são pacientes suspeitos ou com outra Síndrome Respiratória (SRAG), o que não coincide com os dados dispostos no sistema do Estado. Em Leitos UTI, internados, há quatro pacientes que não pertencem à região R13-Ijui, e sim integrantes da Região R14-Santa Rosa.

Já no Hospital Unimed, os dados considerados para a definição da bandeira da Região R13, vêm a ser relativo ao número de pacientes internados em Leitos de UTI Adulto onde dos sete pacientes internados, dois são pacientes pertencentes de Palmeira das Missões (R15, R20), residentes na cidade de Braga, ou seja, não pode ser contabilizado para fins de ocupação de leitos da R13- Ijuí.

A decisão sobre o recurso protocolado pela Região de Ijuí será divulgada na próxima Terça Feira(18), pelo Governo do Estado.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!