Busca rápidaX

Amuplam define critérios para retomada de aulas presenciais em escolas estaduais

30 de abril de 2021

Das 11 prefeituras de Associação dos Municípios do Planalto Médio, com sede em Ijuí, nove vão retomar aulas presenciais nas escolas municipais a partir do próximo dia 17. A decisão foi tomada hoje, durante reunião virtual da Amuplam. Apenas Ijuí, que reiniciará atividades em salas de aula na quarta-feira que vem, e Panambi que recomeçou ontem, se antecipam aos demais municípios. O retorno vai ser gradual e no formato híbrido.

A sugestão é que inicialmente retornem aulas presenciais para estudantes das séries finais e gradativamente até a Educação Infantil. Porém, cada município pode definir a metodologia. Cada turno de aula vai ter três horas, com higienização entre os períodos. O Conselho dos Secretários Municipais de Educação e a Amuplam vão criar fórum permanente de monitoramento pedagógico, escolar e sanitário. Os municípios necessitam avaliar e rever o termo de adesão ao Programa de Apoio ao Transporte Escolar para este ano escolar.

As prefeituras da Amuplam também se comprometem em repassar todos os equipamentos de proteção individual para professores, funcionários de escolas e alunos. Além disso, a Amuplam vai enviar ofício ao Ministério da Saúde a fim de solicitar que professores e trabalhadores da educação sejam enquadrados como grupos prioritários para vacinação contra a Covid, assim que o Consórcio Intermunicipal de Saúde de Ijuí receber as vacinas, pois existe encaminhamento do Cisa para comprar imunizantes. A retomada é possível, visto que o Estado definiu bandeira vermelha da Covid para todo Rio Grande do Sul.

Em Jóia, nesta sexta-feira, a prefeitura definiu que pelos próximos 15 dias as aulas vão seguir de forma remota nas escolas municipais. Segundo o prefeito, Adriano Marangon de Lima, o município tem 63 pessoas com o vírus da Covid ativo e 24 pessoas estão em isolamento. Além disso, dos nove óbitos pela doença, oito aconteceram nos últimos 30 dias.

Ijuí

As escolas municipais de Ijuí vão retomar as aulas presenciais na próxima quarta-feira. O formato será híbrido, ou seja, parte dos alunos nos educandários e o restante com atividades online. Na quarta-feira que vem haverá reinício de atividades em educandários para alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, também no Imeab e Educação de Jovens e Adultos da escola Rui Ramos. Já na próxima quinta-feira o retorno será para 6º e 7º anos do Fundamental; sexta-feira, 4º e 5º anos do Fundamental; e dia 10 de maio, estudantes 1º ao 3º anos do Ensino Fundamental. No dia 12 de maio, haverá retomada de aulas presenciais para Pré-Escola 1 e 2, ainda Maternal 1 e 2. Por fim, em 17 de maio as atividades presenciais nas escolas municipais ijuienses serão reiniciadas para turmas de Berçário 1 e 2. O transporte escolar em Ijuí começará na próxima quarta-feira, inclusive para alunos dos educandários estaduais, visto que a rede estadual da região retomou, hoje, aulas presenciais.

NOTA OFICIAL DA AMUPLAM SOBRE RETORNO DAS ATIVIDADES ESCOLARES DE FORMA PRESENCIAL

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!