Busca rápidaX

Anunciada emenda parlamentar para construção da sede da Academia Santo-angelense de Letras

27 de fevereiro de 2017
A Academia Santo-angelense de Letras – ASLE está incluída na lista das emendas parlamentares destinadas a Santo Ângelo pelo deputado federal Darcísio Perondi. A entidade vai receber uma emenda parlamentar no valor de R$ 250 mil reais, valor este que deverá ser utilizado na construção de sua sede, no complexo cultural de Santo Ângelo.

De acordo com a presidente, a jornalista Edna Lautert, a ASLE ganhou em 2015, na gestão passada, a cedência em comodato de uma área para a construção da sede própria. A doação veio em um período em que a entidade lançou campanha de mobilização permanente, reunindo artistas e lideranças culturais. "A Asle desde sua fundação, há 23 anos, luta pela sua sede. E a atual gestão entra no terceiro ano de mobilização pública – que envolveu shows, jantares, sessões solenes, e uma série de ações pontuais buscando despertar na comunidade o desejo de auxiliar a entidade, que não tem fins lucrativos, e já foi declarada de utilidade pública pelo município, a realizar seu sonho", destacou, agradecendo aos representantes dos movimentos culturais que se fizeram presentes. "Quando a classe cultural se mobiliza, coisas boas acontecem", disse. Edna Lautert também agradeceu ao empenho do secretário Vando Ribeiro de Souza, que encampou a campanha da entidade ainda em 2016, comprometendo-se a articular junto ao deputado Perondi uma emenda parlamentar.

Já Vando Ribeiro destacou que a ASLE é uma entidade de valor singular para a cultura e a memória de Santo Ângelo, por congregar não somente escritores, mas pesquisadores, compositores, e um grande patrimônio intelectual para o município. Ele disse que o recurso foi confirmado semana passada pelo Deputado Perondi, que também destinou outros valores para determinados setores. "O montante ultrapassa a um milhão, sendo que deste total R$ 250 mil serão para a ASLE", confirmou. O recurso já consta no sistema digital.

MOBILIZAÇÃO PERMANECE

A presidente da entidade lembrou que a mobilização pela sede própria permanece. "Nós não vamos parar e contamos com o apoio de todos vocês. Enquanto nossa sede não estiver concluída, e todos vocês comemorando conosco, a mobilização segue. Temos uma série de entraves burocráticos a serem vencidos, um deles a liberação por parte da Prefeitura do nosso memorial descritivo, e isso é fator preponderante na corrida pelo prazo que temos para construir. Que tem urgência e que precisa somente de vontade política. Estamos em constante vigília", disse, acrescentando que uma nova manifestação pública vai acontecer em abril, mês de aniversário da entidade.

Na parte da manhã representantes da ASLE estiveram reunidos com o prefeito Jacques Barbosa. Foi o primeiro encontro oficial com os acadêmicos e o atual chefe do Executivo. Na oportunidade a ASLE levou a reivindicação pela liberação do memorial descritivo da área, único ponto que está emperrando o andamento do projeto.
O prefeito Jacques Barbosa destacou que o município será parceiro da entidade para concluir seu projeto.

 

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
error: Conteúdo protegido!