Busca rápidaX

Apae de Ijuí completa hoje 50 anos de fundação! Comemoração ocorre virtualmente

28 de agosto de 2020

Hoje, 28 de Agosto, é uma data especial para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais Ijuí- Escola de Educação Especial Recanto da Esperança. Nesta data a instituição completa 50 anos de fundação.

Casualmente hoje também marca o encerramento da ‘Semana da Pessoa com Deficiência intelectual e Múltipla’, celebrada desde a sexta-feira passada em todo Brasil. Em função da pandemia, toda programação ocorreu de forma online, através de debates, rodas de conversas, oficinas e palestras.

Assim como todos os segmentos, a Apae de Ijuí, mais do que nunca, precisou se reinventar e encontrar outras alternativas para atender os mais de 230 alunos da instituição. Há mais de 100 dias sem aulas presenciais, as ações, segundo a presidente Avani Brizzi, precisaram ser adaptadas nas áreas de assistência social, saúde e educação. Os alunos vem recebendo, há mais de três meses, atividades para desenvolver em casa com o apoio da família. As ações são desenvolvidas tanto por estudantes da educação infantil quanto idade adulta, incluindo a modalidade EJA- Educação de Jovens e Adultos.

Os materiais são enviados a domicilio ou mediante agendamento de entrega na própria instituição. Para acompanhar o desenvolvimento das atividades, a família fica encarregada de produzir um relatório individual sobre cada aluno, para posteriormente devolver à instituição.

Outros serviços ofertados pela Apae de Ijuí, como na área da saúde e assistência social, estão acontecendo através de atendimentos remotos e presenciais, conforme a demanda e a vulnerabilidade de cada família.
Além disso, desde o início da pandemia a entidade vem desenvolvendo ações sociais, na medida em que mais de cinco toneladas de alimentos, roupas, cobertores e materiais de limpeza já foram distribuídas às famílias mais vulneráveis. Todos os produtos são oriundos de doações da comunidade.

Sobre um possível retorno as aulas presenciais, Avani Brizzi acredita que seja muito difícil a Apae retomar as atividades neste ano. Ela lembra que os usuários da instituição provavelmente serão os últimos a retornarem as ações presenciais, na medida em que apresentam mais dificuldades para seguir regras básicas, como evitar o contato físico e o uso de máscara, por exemplo.

Para celebrar o aniversário de 50 anos da instituição, a Apae de Ijuí promove nesta noite uma live comemorativa, com o show de duas bandas ijuienses: ‘Pimenta e seus comparsas’ e ‘Os caras’.
A programação será transmitida através do Facebook “Apae Ijuí’. Durante o evento serão sorteados dos violões doados e autografados por Rafael Malenotti e Jakson Follmann.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!