Busca rápidaX

Apicultores registram queda de até 70% na produção de mel

19 de novembro de 2019

Apicultores de Ijuí e região estão preocupados com a baixa produção de mel. Segundo Aldair Cossetin, presidente da Associação dos Apicultores de Ijuí, praticamente não houve produção até o momento. Ele projeta uma grande frustração na safra 2019 / 2020.

O apicultor Samir Bertollo, de Ajuricaba, relata que teve uma diminuição de 70% na produção de mel em relação ao mesmo período do ano passado. Além da produção, o apicultor informa que teve perda de enxames e abandono de colmeia,  em torno de 20% das abelhas, segundo ele, teriam abandonados as colmeias.

Segundo o coordenador do Mestrado em Desenvolvimento Rural e do Laboratório de Entomologia da Unicruz, Maurício Pasini, o excesso de chuvas é a principal causa de queda na produção. Isso porque, conforme o especialista, essa condição climática diminui capacidade de forrageamento e quantidade de pólen, o que dificulta a produção de mel.

O último informativo conjuntural da Emater concorda com a posição do especialista. Conforme o informativo, após um período de clima continuadamente adverso para a atividade nas colmeias estima-se uma possível queda na produção de mel nesta safra. Em virtude disso, os apicultores, em alguns casos, fornecem alimentação suplementar para as abelhas, buscando minimizar os efeitos negativos gerados pelas adversidades climáticas. A captura de novos enxames também é uma prática que está sendo executada pelos apicultores, buscando aumentar a produção e/ou compensar as perdas que possam ter ocorrido, pela redução das atividades nas colmeias.

Com a diminuição das chuvas, observa-se uma retomada de trabalho pelas abelhas, embora parte das floradas também tenha sido prejudicada pela ocorrência de chuvas prolongadas. Ainda conforme a Emater, as expectativas de diminuição da produção, ainda não se refletiram de forma mais abrangente os preços do mel. O preço do produto vendido pelos apicultores, diretamente ao público, em embalagens de um quilo, durante a semana permaneceu entre R$ 15,00 e R$ 25,00.

Fotos e vídeo: Samir Bertollo

 

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí

Acompanhe nas Redes

by @TwitterDev
error: Conteúdo protegido!