Busca rápidaX

Aposentada decora casa para o Natal com 190 papais noéis

25 de dezembro de 2017
Dezembro é aquele mês em que todo mundo passa a desencaixotar os enfeites de Natal para montar a árvore e decorar a casa. Mas em Maceió, a aposentada Maria Malheiros, 61, começa a fazer isso bem antes, no início de novembro. O motivo é a quantidade de enfeites: são 190 Papais Noéis distribuídos com o maior cuidado pela casa.

Maria é uma aposentada natural de Atalaia, interior de Alagoas, e começou a colecionar bonecos do bom velhinho há 37 anos. Para ela o Natal é uma festa mágica e cheia de significado. Na casa dela, para qualquer lugar que se olhe, há um Papai Noel ou um enfeite que o representa.

“Eu esperava o natal, o coração palpitava, para mim é uma data muito importante, o nascimento do menino Jesus, eu o amo, amo mesmo. Essa paixão está dentro de mim desde criança, e no natal dia 25 a gente transmite aquele ar familiar, nos abraçamos, gritamos e comemoramos a vinda de Jesus” diz.

Segundo Maria, a decoração é tradicionalmente montada no dia 1º de novembro e só é retirada no dia 7 de janeiro após o Dia de Reis. Ela conta com ajuda de um filho para montar todos os bonecos e pendurá-los na varanda de casa, pois já não pode fazer tudo sozinha.

Quanto ao valor da coleção, Maria diz que não tem nem estimativa de quanto gastou com as peças, lembra apenas que no ano passado comprou uma peça no valor de R$ 400 e neste ano um de R$ 30. Ela explica que o valor financeiro não importa, e sim o sentimento que tem pelo Papai Noel.

“Pode faltar água no Rio Paraíba, mas o meu Noel não falta”, diz a aposentada que todos os anos compra e ganha novos bonecos para aumentar a coleção.

A casa já é bem conhecida na vizinhança, algumas pessoas vão visitar e tirar fotos com os bonecos. Outras param e perguntam se os bonecos estão à venda, mas ela se nega a se desfazer de qualquer que seja o boneco.

O primeiro enfeite que a aposentada comprou foi um Papai Noel surfista, que enfeita a sua varanda junto aos maiores. Os bonecos são de diversos tamanhos, desde pequenos enfeites para árvore de natal a um com quase dois metros de altura que é o queridinho dela.

A coleção tem Papai Noel surfista, jardineiro, esquiador, em balão, asa delta, patinete e skate, sem falar nas almofadas, panos de mesas e xícaras. Mas ela não se esquece de nenhum, tem anotações onde registra do menor ao maior item de sua decoração.

O filho de Maria, José de Barros Rego Neto, 32, conta que ajuda a mãe todos os anos na montagem e desmontagem da decoração, e que ela reservou um quarto da casa para guardar todos os bonecos.

“Todos os anos ela ganha, compra e vai juntando, já virou uma tradição, todo ano tem mais”, afirmou Neto.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
error: Conteúdo protegido!