Busca rápidaX

MANCHETES

Área indígena em São Miguel das Missões é reconhecida como Patrimônio histórico do Mercosul

8 de fevereiro de 2019
Foto: Mauro Vieira/Ministério da Cidadania/Divulgação

Um local construído e habitado por ancestrais indígenas Guarani-Mbyá no Sítio Arqueológico São Miguel Arcanjo, em São Miguel das Missões, recebeu, na manhã desta sexta-feira (8) o certificado Internacional de Patrimônio histórico do Mercosul. O bem imaterial nomeado de “Tava”, foi construído em estruturas de pedras pelos antepassados indígenas e se transformaram em imortais, segundo a secretaria de Turismo do município.

O ministro da Cidadania, Osmar Terra, participou da entrega. Esta foi a primeira ação da campanha do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) que tem como objetivo valorizar a cultura da Região Sul.

“Não existe fronteira de Brasil, de estado e de município no nosso conceito Guarani. É com isso que nós vivemos nesse território. Esse espaço para nós é muito sagrado. Derramou-se muito sangue e mesmo assim estamos vivendo e resistindo. Que tenha esse olhar de respeito, de fortalecimento e de reconhecer de fato a presença e a continuidade da vida do povo Guarani e das nossas futuras gerações”, disse o coordenador da Comissão Guarani Yvyrupa, Marcos Tupã.

Nesta manhã, São Miguel das Missões também recebeu a primeira etapa da obra de requalificação urbanística do entorno do Sítio de São Miguel Arcanjo, com investimento aproximado de R$ 3 milhões, por meio do PAC Cidades Históricas. Estão previstas ainda a construção de ciclovias, faixas, sinalização, iluminação e adequações em praças da cidade.

“Nós queremos com os incentivos culturais, de todas as formas que nós pudermos ajudar, nós vamos cumprir essa etapa. Vamos reforçar esse trabalho grande que é feito no estado pelo Iphan. Tudo que representa este sítio será um investimento de R$ 70 milhões. Queremos, com investimentos culturais de todas as formas, cumprir rapidamente as etapas”, afirma o ministro.

 

Compartilhar
  • 452
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
    452
    Shares
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e G1

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Acompanhe nas Redes

by @TwitterDev
error: Conteúdo protegido !!!