Busca rápidaX

MANCHETES

Argentina e RS consolidam parceria para atuação em novos mercados

14 de março de 2017
O Rio Grande do Sul é o primeiro estado brasileiro a consolidar uma parceria com o governo argentino, após a posse do presidente Maurício Macri. Os governadores José Ivo Sartori e Alfredo Cornejo, da província de Mendoza, assinaram, nesta segunda-feira (13), um termo de cooperação para estabelecer parcerias bilaterais, para a conquista de novos mercados, pelos dois estados.

O memorando de entendimento tem validade de três anos e prevê a criação de um comitê de governança, encarregado de analisar as pautas de colaboração e sugerir áreas de desenvolvimento de projetos comuns."É um marco nas relações bilaterais entre os dois estados, pois se baseia em um amplo debate sobre cooperação econômica, técnica e institucional", salientou Sartori, ao convidar autoridades para o Encontro Brasil Sul Argentina, que ocorre em Porto Alegre no dia 31 de março.

Alfredo Cornejo destacou que o Rio Grande do Sul é visto como um "grande parceiro", capaz de estabelecer elos produtivos nas áreas metalmecânica, vitivinícola, cultural e de turismo. "A partir de agora nossos empresários poderão atuar conjuntamente em áreas de interesse comum. Isso ajuda a superar dificuldades financeiras, aumenta a competitividade dos dois países e prioriza negócios que sejam benéficos para ambos os estados", lembrou Cornejo.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Fábio Branco, avalia como muito produtiva a agenda da missão gaúcha em Mendoza. "As reuniões e o termo de cooperação marcam o protagonismo do Rio Grande do Sul neste processo de reativação de parcerias do Mercosul. Estamos saindo da teoria e aproveitando, na prática, as potencialidades das duas regiões para conquistar novos mercados", afirmou Branco.

Na Cultura e no Turismo, o objetivo é ampliar a presença de visitantes em roteiros e festivais gaúchos. Já na área ambiental, as parcerias devem qualificar a resposta a eventos climáticos e servir de modelo na criação de ecoparques.

A comitiva segue para Posadas, na província de Misiones, onde o governador cumpre agendas nesta terça-feira (14).

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
error: Conteúdo protegido!