Busca rápidaX

MANCHETES

Associação de municípios da região Celeiro dividida com argumentação para duas áreas devido à bandeira vermelha

20 de julho de 2020

O governo gaúcho vai divulgar hoje à tarde as bandeiras definitivas para esta próxima semana, no sistema de distanciamento controlado, referente à Covid-19. A região 13, de Ijuí, está na expectativa de reverter a indicação prévia de bandeira vermelha, que aconteceu na última sexta-feira, e permanecer na cor laranja, um pouco mais branda.

Para isso, o município de Ijuí e a Associação dos Municípios do Planalto Médio – Amuplam – encaminharam recurso ao Estado. O documento enviado pela Amuplam e assinada pelo presidente da entidade e prefeito de Pejuçara, Eduardo Buzzatti, argumenta que há pacientes internados em hospitais da região 13 que pertencem a outras regiões do Rio Grande do Sul.

O recurso ainda alega que até sábado havia apenas um paciente internado em UTI para tratamento por Covid-19 na região 13. Além disso, a taxa de ocupação de respiradores estava em 23%. A Amuplam também frisou que os leitos clínicos em hospitais estão com baixo índice de ocupação.

Também não existe falta de leitos Covid-19 fora de UTI Adulto e a ocupação na região de Ijuí está com taxa ao redor de 5%, de um total de 279 leitos. Além disso, deve ser observado que a Região 13 apresenta o menor índice de projeção de óbitos para esta semana em relação a outras regiões.

Outra situação argumentada pela Amuplam é que a média de pontuação do governo do Estado que colocou a região de Ijuí na bandeira vermelha para Covid-19, ficou próxima da classificação para bandeira laranja.

Amuceleiro

Dos 20 municípios da região 13 no distanciamento controlado para o novo coronavírus, 11 são os que compõem a Amuplam e os outros nove pertencem à Associação dos Municípios da Região Celeiro. O presidente da Amuceleiro e prefeito de Braga, Carlos Alberto Vigne, disse que a entidade também encaminhou recurso para o Estado. Citou que cada município levantou dados sobre casos da doença, internações, dentre outros.

Nessa rodada de bandeiras, a Amuceleiro argumenta em nome de duas regiões, ou seja, de Ijuí e da região 15 e 20, de Palmeira das Missões, pois os 21 municípios estão divididos nas duas áreas no distanciamento controlado. Inclusive, a região de Palmeira das Missões está, desde a terça-feira passada, em bandeira vermelha e foi indicada para permanecer nessa situação.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!