Busca rápidaX

MANCHETES

Associação de Municípios da região de Ijuí decide manter suspensão de aulas presenciais

25 de setembro de 2020

Com a manutenção da bandeira laranja do distanciamento controlado para a próxima rodada, existe possibilidade da região de Ijuí flexibilizar ainda mais algumas regras sobre o novo coronavírus. O presidente da Associação dos Municípios do Planalto Médio e prefeito de Pejuçara, Eduardo Buzzatti (foto), enfatiza que o modelo de cogestão de bandeiras implantado na região também ajuda para que se possa pensar em flexibilizações.

No entanto, ele alerta que em reunião na última quarta-feira, a Amuplam decidiu manter as aulas a distância nas escolas municipais até o início de outubro. No período de 5 a 10 do próximo mês, em data a ser marcada, haverá nova reunião sobre o tema, até para saber como vão se comportar os números da Covid-19. Porém, Eduardo Buzzatti esclarece que neste momento a maioria dos pais na região de Ijuí não quer mandar os filhos para as escolas, ou seja, contra a retomada de aulas presenciais. 

No caso específico de Ijuí, decreto publicado nesta semana pela prefeitura permitiu o retorno de atividades presenciais apenas em escolas infantis particulares. No entanto, apenas alguns educandários reiniciaram atividades. A tendência é que a partir de segunda-feira várias outras creches particulares voltem a funcionar, visto a manutenção da bandeira laranja.

Nova rodada

Na próxima rodada do distanciamento controlado do governo estadual, referente à Covid-19, todas as 21 regiões do mencionado sistema vão estar na bandeira laranja, ou seja, risco médio para o novo coronavírus. Isso significa avanço em relação a atual semana, pois no momento há quatro regiões na classificação vermelha, de alto risco para a doença, dentre elas, as regiões de Cruz Alta e Santo Ângelo.

O mapa preliminar das bandeiras para a próxima semana, cujo período transcorrerá de terça-feira da semana que vem até dia 5 de outubro, foi divulgado no final da tarde de hoje pelo Estado. Até às 6 horas de domingo, municípios ou regiões podem interpor recurso, caso queiram alterar a classificação de risco. O mapa definitivo para a próxima rodada será divulgado segunda-feira à tarde.

As quatro regiões Covid da macrorregião missioneira, ou seja, Santo Ângelo, Cruz Alta, Ijuí e Santa Rosa, apresentaram redução de 42% nas hospitalizações de pacientes com o novo coronavírus nos últimos sete dias.

Com relação aos internados por Covid-19 em leitos de UTI, o decréscimo foi de 14%, pois passou de 36 para 31 pacientes. A região 13, de Ijuí, vai para a quarta semana com bandeira laranja. Já na macrorregião Norte, que engloba a região de Palmeira das Missões, nos últimos dias os registros de hospitalizações confirmadas para Covid-19 reduziram em 18,4%.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!