Busca rápidaX


Associados conhecem PCH Sede II da Ceriluz e interagem com equipes de trabalho

11 de julho de 2019
Angelo Vieira acionou a detonação

A Ceriluz promoveu nas tardes dos dias 03,04 e 05 de julho, visitas orientadas no canteiro de obras da Pequena Central Hidrelétrica Sede II Centenária, para associados da Cooperativa. Nessas datas, organizou grupos para conhecerem, de forma segura, o trabalho que está sendo executado na Linha 04 Leste, no município de Ijuí.

Visitaram o espaço grupos de associados dos municípios de Catuípe, no dia 03, de Ajuricaba e Bozano, no dia 04, e de Augusto Pestana, no dia 05 de julho. O roteiro incluiu conhecer às estruturas da usina – barragem, túnel e Casa de Máquinas – e o patrimônio histórico existente no local, como a antiga casa e o moinho da família Waslawick, que foram restaurados, e hoje servem de escritório para as equipes de trabalho da Ceriluz e também da empresa Pedra Branca, que executa o trabalho de perfuração do túnel. Ao final, os associados também puderam conhecer a nova sede da Cooperativa, ao lado da BR 285, em Ijuí.

Mais que visitar, os associados tiveram a oportunidade de interagir com as equipes de trabalho em algumas das atividades. Um exemplo ocorreu no dia 04 de julho, quando os associados presenciaram uma detonação realizada no túnel adutor. Na ocasião, o detonador foi acionado pelo associado Ângelo Vieira, de 83 anos, presente na obra. Foi um momento marcante para todos que estavam no local, especialmente para Ângelo, que se disse emocionado. Os associados também se engajaram na recuperação de uma Área de Preservação Permanente (APP) da usina e fizeram o plantio de mudas nativas às margens do rio Potiribu, que fornecerá água a usina.

Estas atividades integraram as comemorações do Dia Internacional do Cooperativismo, em 06 de julho, ocasião em que também foi realizada visitação no local, porém, pela manhã e aberta para colaboradores e seus familiares, veículos de imprensa e representantes dos poderes Executivos e Legislativos da região. Com esta ação do DIA C a Ceriluz buscou atender o sétimo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU): promover o Desenvolvimento de Energia Acessível e Limpa.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e Ceriluz