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Assuntos financeiros e telefonia lideram reclamações neste início de ano no Procon de Ijuí

6 de abril de 2018

Assuntos financeiros, telefonia e produtos com problemas são as principais reclamações no Procon de Ijuí durante o primeiro trimestre deste ano. Segundo o coordenador do órgão de defesa do consumidor, Nélson Copetti, nos três primeiros meses de 2018 foram 605 registros. No tocante a assuntos financeiros, o Procon ijuiense constata reclamações, especialmente, sobre cartões de crédito e de lojas, cobranças indevidas, além de muitos casos de pessoas com dívidas em agências bancárias ou financeiras.

Em relação a este último quesito, Copetti destaca que existe preocupação com aposentados, visto que em várias situações adquirem empréstimos sem a devida noção dos encargos. Diante disso, ele orienta que pessoas da família acompanhem o aposentado durante assinatura do empréstimo, mas antes que também leiam bem o contrato. Isso é fundamental para evitar cobrança de juros abusivos ou parcelas de pagamento que extrapolam o limite financeiro pessoal.