Busca rápidaX

Ataque de lagarta rosca é registrado em lavouras de trigo de Ijuí

1 de agosto de 2019

A Emater registra ataque da lagarta rosca em lavouras de trigo de Ijuí. De acordo com o servidor, Edewin Bernich, essa é uma praga difícil de controlar, pois penetra no solo durante o dia e possui ciclo de vida de aproximadamente dois meses.

Além disso, no mercado há poucos defensivos para a eliminação. A lagarta rosca corta a planta na base, o que pode levar a grandes prejuízos no trigo. Outro problema é que a mariposa pode colocar em torno de mil ovos, o que dá ideia sobre a possibilidade de infestação.

Para ajudar no controle da lagarta rosca, Edewin Bernich alerta para a necessidade de manejo no solo. A praga ataca, também, o milho, soja e hortaliças. O ataque da lagarta rosca também acontece, no momento, em lavouras de trigo de Três Passos.

Já no tocante à aveia branca, em virtude do plantio mais cedo, a planta foi afetada pelas geadas e apresenta sintomas variados de danos. Há plantas com espigas avariadas, de coloração esbranquiçada e com paralisação do desenvolvimento. Outras plantas estão com emissão laterais de perfilhos. Os danos atingiram aproximadamente 20% das lavouras de aveia branca na área do escritório regional da Emater de Ijuí.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí